18-07-2017

Cartilha online ensina a fazer compostagem de resíduos orgânicos

Criada pelo Ministério do Meio Ambiente, o acesso é gratuito

            Quem quer aprender a fazer compostagem de lixo orgânico agora pode contar com uma ajudinha dessa cartilha online lançada pelo Ministério do Meio Ambiente. Nela, é possível encontrar informações sobre a forma correta de descarte.

Dados apresentados pelo Ministério mostram que esses resíduos representam a metade do lixo gerado nas grandes cidades, mas que apenas 1% desse montante vai para a compostagem.

Esses resíduos orgânicos podem se tornar uma ameaça ao meio ambiente, isso porque eles liberam chorume gases do efeito estufa, além de contribuir para a proliferação de animais transmissores de doenças.

Para ajudar a diminuir esse problema cada um pode fazer a sua parte e uma das alternativas é fazer a compostagem, que contribui para o descarte adequado desse lixo, além de gerar um composto orgânico rico em nutrientes e próprio para adubação. Sua horta em casa vai agradecer e crescer muito.

O manual lançado reúne dicas para a compostagem doméstica, comunitária e institucional, indicando a maneira correta de separação do lixo e descarte do material. Nesse processo, os restos são cobertos com terra e revirados periodicamente, à medida que são decompostos para gerar o húmus.

Na compostagem, a decomposição é controlada e acontece de forma acelerada. Dessa forma, a variedade de microrganismos que se desenvolvem nesse ambiente é maior e torna o composto gerado mais rico.

Agora, para quem quiser aprender a fazer a sua própria composteira, de forma mais rápida e interativa, uma alternativa super legal que a Novozymes oferece é acessar o aplicativo Ostras, da Coleção Novozymes Nova Perspectiva. O aplicativo é um livro digital da obra Ostras do autor Russo Anton Tchékhov, que além da história que está diretamente ligada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2, que trata da erradicação da fome, apresenta também atividades extras que visam a reflexão sobre o tema, convidam o leitor a realizar uma ação social e demonstra passo-a-passo como realizar o experimento científico para fazer a compostagem de resíduos orgânicos.

Saiba tudo sobre este e os outros aplicativos da coleção acessando o site: www.bioapp-novozymes.com.br

Biotecnologia e a preservação do meio ambiente

Para contribuir com a manutenção do meio ambiente, é também importante utilizar soluções em biotecnologia com base na sustentabilidade. No Brasil, a Novozymes atua no segmento de maneira ampla, oferecendo a empresas de vários segmentos um portfólio com mais de 700 produtos. O Bioblog apresenta conteúdos importantes sobre Biologia, Bioinovação e Sustentabilidade. Acesse já!

1 comment

  1. O que ninguém fala sobre viver em uma ecovila sustentável até visitar uma: LEIA meucantonomundo.com/o-que-ninguem-fala-sobre-viver-em-uma-ecovila/

    Responder

Quer fazer um comentário?