A preservação da Biodiversidade se dá com atitudes sustentáveis, como a utilização consciente dos recursos naturais, separação e descarte correto do lixo, entre outras ações.
Em tempos de preocupação ambiental, muito se tem ouvido falar em Biodiversidade, que é o conjunto das variadas formas de vida que existe em uma região, país ou em todo o planeta. Então, são as plantas, micro-organismos, animais, insetos, etc.
Por que preservar a biodiversidade?
O crescente desmatamento e poluição em todo o mundo são a origem de problemas, como aquecimento global e destruição de ecossistemas (interação dos seres vivos entre si e com o local onde vivem). Logo, essas ações afetam diretamente a biodiversidade, colocando animais e outras espécies em extinção.
A importância de se preservar a biodiversidade
- Éticos: o ser humano é dominante na Terra, por isso tem o dever moral de proteger as demais espécies;
- Estéticos: a beleza natural de um país ou região o diferencia de outros locais, além de ser um atrativo visual e natural;
- Econômicos: grande parte dos recursos utilizados para a sobrevivência humana é retirada da natureza. Em virtude dessa dependência, devemos mantê-la e, também, buscar outras formas de explorar seus recursos de forma sustentável;
- Funcionais: o equilíbrio natural presente na biodiversidade garante um ar mais puro, regulação climática, alimento e controle de problemas no solo.
Por esses motivos, práticas sustentáveis devem estar presentes no cotidiano, dessa forma, órgãos governamentais devem fiscalizar regiões preservadas; as indústrias necessitam procurar formas de produzir de forma ecológica, com o intuito de diminuir os impactos ambientais.
Incentivar a conscientização da população, de um modo geral, sobre a utilização dos recursos naturais sem desperdício, a importância da coleta seletiva e a separação correta do lixo, entre outras atitudes, são maneiras de garantir a preservação das espécies.
Biotecnologias a favor da biodiversidade
Graças à Biotecnologia é possível desenvolver soluções sustentáveis para fabricação de produtos alimentícios, têxteis, limpeza, além de tratamento da água com o uso de enzimas e, assim, auxiliar na preservação da biodiversidade. As enzimas são catalizadoras naturais em reações químicas, e podem ser aplicadas na produção de biocombustíveis, garantindo ainda mais economia para o planeta. Na América Latina, a Novozymes é referência no segmento, realizando seus trabalhos com base na sustentabilidade e menor impacto negativo ambiental. Conheça mais conteúdos sobre Biologia e Biotecnologia no Bioblog: https://www.bioblog.com.br/.