31-01-2017

Biocontrole para o combate de pragas no campo

Nos últimos anos, diversos debates estão sendo lançados a respeito da necessidade de melhorar o funcionamento da agricultura de diversas maneiras. Entre as questões que têm sido levantadas está a sustentabilidade na agricultura, o aumento da produtividade e, principalmente, como fazer com que os alimentos sejam mais nutritivos.

Embora não seja comum refletir sobre o assunto, a agricultura afeta a todos de forma direta e indireta. Diretamente por meio dos alimentos ingeridos diariamente e das roupas que são usadas, e indiretamente devido à relação com o meio ambiente e do uso dos recursos naturais. Buscar alternativas para tornar o cultivo das plantações mais eficiente é essencial devido às necessidades ambientais atuais.

Biocontrole: uma alternativa para promover a sustentabilidade

Já existem formas de fazer com que os agricultores utilizem menos água e terra, assim como reduzam a quantidade de pesticidas, fertilizantes e herbicidas. Soluções microbianas derivadas de micro-organismos gerados naturalmente, tais como bactérias e fungos, podem substituir ou complementar os adubos tradicionais e as soluções de controle de pragas. As soluções de biocontrole microbiológico da Novozymes fornecem um poderoso controle contra insetos, doenças e pragas de plantas daninhas, enquanto que os potenciadores de bioelementos melhoram o rendimento da produção.

Biologia: parceria de sucesso no ramo biológico

A Novozymes, que é líder mundial em biosoluções, e a Monsanto, empresa reconhecida mundialmente no ramo da agricultura, estabeleceram o BioAg Alliance para descobrir, desenvolver e comercializar soluções microbianas que podem aumentar o rendimento das culturas agrícolas. Para esta parceria, a Novozymes traz um portfólio de produtos consolidados na descoberta microbiana, enquanto a Monsanto apresenta sementes e traços altamente desenvolvidos, com testes de campo e uma extensa rede comercial. Os resultados desta aliança são pesquisas abrangentes e o desenvolvimento de produtos que beneficiam a agricultura, os consumidores e o meio ambiente. A Aliança está estudando a próxima geração de soluções microbianas para aumentar o portfólio de produtos. Atualmente, a carteira de biosoluções inclui inoculantes que ajudam as plantas na absorção de nutrientes e o produto de controle biológico, que protege as plantas contra pragas, doenças e ervas daninhas. Acessando o site Bioblog (http://www.bioblog.com.br/) é possível conferir a gama de soluções da Novozymes nas áreas de biologia e sustentabilidade.

Quer fazer um comentário?