12-09-2017

Bactérias boas, do nosso intestino, podem ajudar a combater a depressão

Pela primeira vez uma pesquisa conseguiu encontrar uma relação entre o estado de humor e as bactérias que vivem no intestino humano

Você já conhece os benefícios dos probióticos para a sua saúde? Se não conhece, vale a leitura, pois agora surge mais uma novidade: as bactérias boas, presentes no nosso intestino, podem ajudar a combater a depressão.

É o que explica um novo estudo, “Brain structure and response to emotional stimuli as related to gut microbial profiles in healthy women”, publicado pelo periódico científico “Psychosomatic Medicine”. Pela primeira vez uma pesquisa conseguiu encontrar uma relação entre o estado de humor e as bactérias que vivem no intestino humano, confirmando que a ausência ou presença de um tipo de bactéria no sistema digestório pode alterar os padrões de atividade cerebral.

A bactéria, do grupo Prevotella, presente no organismo de quem se alimenta mais com massas, pães e outros alimentos com farinha, provocou um comportamento mais triste, segundo a análise de um grupo composto por 20 voluntárias, de 18 a 55 anos. Outras 20 mulheres estudadas, que tinham uma alimentação fortalecida por proteína animal, apresentaram maior predominância do gênero Bacteróide, demonstraram maior estágio cerebral de bem-estar.

Ou seja: a máxima “você é o que você come” está mais próxima de ser confirmada. Enquanto isso, para aproveitar melhor a funcionalidade das boas bactérias no seu organismo, é importante darmos uma forcinha consumindo alimentos probióticos, como as bebidas com lactobacilos vivos. Elas são do gênero lactobacillus e contam com uma grande vantagem: chegam vivas ao intestino, atravessando sem problemas o estômago, um ambiente bastante ácido. Elas se reproduzem rapidamente e ajudam a criar um ambiente favorável para outras bactérias do bem possam viver ali. Além disso, produzem um muco que protege as dobraduras intestinais e ajudam a sintetizar partes das vitaminas do complexo B.

Vale sempre lembrar que boa informação (assim como as bactérias boas) é sempre bem-vinda, mas, com a saúde não se brinca. Por isso indicamos que antes de seguir qualquer dieta você procure um profissional especializado. O mesmo vale para as oscilações de humor.

Conheça a Novozymes e o Bioblog

Novozymes é pioneira no segmento de soluções enzimáticas para indústrias de vários setores. Seus trabalhos primam pela manutenção do meio ambiente por meio da integração de práticas sustentáveis. Conheça mais conteúdos sobre o uso de enzimas nas indústrias, Biologia, sustentabilidade e meio ambiente no Bioblog: https://www.bioblog.com.br/

Quer fazer um comentário?