27-07-2016

Aspectos positivos da bioenergia

 

Uma das principais preocupações da modernidade é, sem sombra de dúvidas, pensar e desenvolver meios de renovação de fontes naturais para a sua própria sobrevivência e de sua geração. Sendo assim, ideias e alternativas para conservar o meio ambiente podem ser consideradas como uma tendência que veio para ficar. Nesse contexto, destaca-se a Bioenergia, que é a energia obtida através de matérias orgânicas (biomassa), as quais podem ser compostas dos seguintes combustíveis:

1) Sólidos: carvão vegetal, além de restos orgânicos de animais e vegetais.

2) Gasosos: biogás e gás metano.

3) Líquidos: etanol e biodiesel.

O uso desses recursos não altera a composição da atmosfera, devido ao fato de no momento de sua queima haver liberação de CO2. No processo de fotossíntese, este último é transformado em hidratos de carbono, o que tem como consequência a liberação de oxigênio.

Assim, por ser uma prática em que se faz uso de fontes renováveis, possui baixo custo. São exemplos destas últimas:

1) Energia Eólica

2) Energia Solar

3) Energia Hídrica ou Hidroelétrica

4) Energia Maremotriz

5) Energia Geotérmica

6) Energia de Biomassa

Segundo o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), o Brasil possui 43, 9% da oferta interna de energia oriunda de fontes renováveis, enquanto a média mundial nesse quesito é de 14%. Além disso, o BNDES apoia o capital de giro de projetos voltados para esse fim. Nos setores econômico e social,  esse tipo de energia apresenta cada vez mais crescimento, funcionando inclusive como ponte para o desenvolvimento de diversos países. Isso ocorre, porque ela reduz a pobreza, aumenta o acesso a serviços básicos e traz melhoria na infraestrutura de regiões rurais.

Dessa forma, é uma atividade que estimula a produção agrícola, garantindo, por exemplo, energia elétrica e alimentos em áreas remotas ou menos abastadas. Devido ao fato de estar interligada ao uso de recursos naturais, necessita de certa atenção. Para melhor orientar pessoas que desejam fazer uso de bioenergia, empresas ligadas ao desenvolvimento de projetos ambientais são as mais indicadas.

Por outro lado, o meio ambiente pode ser o maior beneficiado com tal atividade, pois, além de esta reduzir o consumo de energia, permite que determinados resíduos poluentes sejam reaproveitados, diminuindo a sua degradação.

Quer fazer um comentário?