10-10-2017

As três maiores manchas de roupas do verão – e como se livrar delas

Quando o sol está brilhando e a temporada de férias está chegando, nossas roupas correm o risco de serem expostas a algumas manchas muito difíceis.

“O verão é maravilhoso, mas também é um momento em que nossa roupa fica em risco”, diz Leigh Murphy, pesquisador da Novozymes e especialista em manchas de roupas.

Leigh Murphy sabe do que ele está falando. Todos os anos, ele investiga milhares de manchas para descobrir como elas podem ser removidas de nossa roupa.

“Durante o verão nós saboreamos muito sorvete e morangos, e adoramos ficar em locais com bastante grama. Tudo isso pode causar algumas manchas realmente difíceis de serem retiradas de nossas roupas. Felizmente, no entanto, os detergentes modernos e as soluções domésticas podem ajudar a tirar boa parte dessas manchas”, diz o especialista.

A Novozymes atua com o maior fabricante mundial de detergentes. Nós desenvolvemos as enzimas que limpam suas roupas mesmo em baixas temperaturas. É bom para o bolso, pois economizamos energia e também para o meio ambiente. As enzimas são proteínas que, quando usadas em detergentes, podem quebrar muitas manchas diferentes, inclusive aquelas causadas por frutas, grama e graxa.

Aqui estão as dicas de Leigh para ajudar a retirar as piores manchas de verão:

Manchas de sorvete

O sorvete delicioso também contém um produto chamado goma de alfarroba, o que o ajuda a manter sua forma. Felizmente, este é um produto natural, e as manchas de sorvete podem ser removidas com um detergente que contenha enzimas.

Para isso, basta umedecer a mancha, aplicar um detergente líquido para a roupa – de preferência com a enzima Mannanase – sobre a mancha de sorvete, com ajuda de uma esponja macia. Deixe a roupa em um saco hermético por 5-6 horas ou durante a noite, de modo que a mancha e o detergente líquido para a roupa sejam mantidos úmidos. Enxaguar o sabão em água fria. Lavar a roupa normalmente – de acordo com as instruções de lavagem.

Manchas de morangos

Muitos de nós acabamos jogando nossas camisas brancas fora uma vez que o verão pode acabar com eles, com uma ajudinha das manchas de morangos. Mas você não precisa. No entanto, é uma boa ideia pré-tratar as manchas de morango com um chamado pré-observador, que contém as enzimas pectate liasa e amilase. Deixe o pré-tratamento funcionar durante 5-6 horas e, em seguida, lave a roupa de acordo com as instruções de lavagem. Se a mancha ainda persistir após a lavagem, você pode mergulhar as roupas em uma solução de ácido cítrico (1 parte de ácido cítrico para 9 partes de água). Deixe a roupa de molho por algumas horas, depois enxaguar e lavar a 40 graus.

Manchas de relva

Grama pode causar manchas difíceis, mas você pode usar um detergente que tenha a enzima protease. Se as manchas não forem completamente removidas, você pode esfregá-las com suco de limão antes de lavar. A roupa delicada (30-40° C) deve ser mergulhada em leite integral, lavada com líquido de lavar louça e deixar de molho durante 4-6 horas antes da lavagem. Para roupas coloridas, esfregue a mancha com 8% de solução de amônia. Enxaguar e lavar.

Matéria publicada originalmente no site: http://blog.novozymes.com/the-summers-three-worst-clothing-stains-and-how-to-get-rid-of-them/

Quer fazer um comentário?