16-11-2016

A utilização de enzimas para a extração de glicosaminoglicanos (GAGs)

Os GAGs são muito importantes para o organismo e, com o passar do tempo, a produção vai se reduzindo, sendo necessário o uso de suplementos para minimizar seus efeitos.

Os glicosaminoglicanos (GAGs) são componentes dos tecidos conjuntivos e representam 30% do material orgânico presente no corpo. Eles criam um gel hidrofílico, que permite a movimentação das células e a circulação de moléculas, como nutrientes, hormônios e outras substâncias químicas.

De modo geral, os glicosaminoglicanos têm a função de transporte molecular e de produção de colágeno através dos fibroblastos e, também podem assumir diversas atividades no organismo.

Classificação

  • Ácido hialurônico: tem função lubrificante. Está presente no tecido conjuntivo, cartilagem, derme, cordão umbilical e líquido sinovial (presente nas cavidades articulares).
  • Sulfato de heparano: regula diversas atividades biológicas, dentre elas a de coagulação do sangue. Está no pulmão, vasos sanguíneos e lâmina basal.
  • Sulfatos de condroitina: ligam-se a colágenos, criando redes, mantendo a união e resistência das fibras. São os mais abundantes no corpo e podem ser encontrados nas cartilagens, ligamentos, tendões e artéria aorta.

Por esses motivos, os GAGs são muito importantes para o bom funcionamento do organismo. Com o passar dos anos, a produção se reduz, afetando diversos órgãos do corpo e os idosos são bastante acometidos com esse tipo de problema, principalmente nas articulações que ficam menos resistentes, dessa forma, muitas atividades diárias podem ser comprometidas. O uso de suplementos de glicosaminoglicanos é indicado para melhorar seus efeitos.

Como ocorre a extração de glicosaminoglicanos

A extração de GAGs é um método bastante empregado na fabricação de medicamentos e suplementos, para casos de carência desses compostos. Assim, é necessário realizar repartição dos tecidos circundantes e proteínas essenciais para que os GAGs sejam ligados covalentemente. Desse modo, para acelerar essa atividade, pode ser feita hidrólise com aplicação de enzimas. Quando o processo ocorre dessa maneira, há diversas vantagens para o meio ambiente, visto que menos substâncias químicas são utilizadas. No Brasil, esse tipo de tecnologia é disponibilizado pela Novozymes.

O uso de enzimas em biosoluções

A Novozymes é líder mundial no segmento de enzimas. E suas soluções são planejadas e pensadas com ideias sustentáveis, com base em pesquisas e estudos. Assim, o uso desse tipo de catalisador pode trazer inúmeros benefícios para indústrias de vários setores, garantindo menos custo de produção e maior responsabilidade ambiental. Para saber mais sobre este assunto, acesse o Bioblog: http://www.bioblog.com.br/.

Quer fazer um comentário?