10-11-2016

A utilização de enzimas na produção de lã

Muitos processos químicos de transformação utilizados pelas indústrias apresentam desvantagens tanto do ponto de vista comercial quanto ambiental, pois algumas reações inespecíficas podem resultar em um fraco rendimento do produto, sem contar que a alta temperatura e/ou pressão elevada necessária para conduzir as reações dos produtos químicos reflete na necessidade de utilizar mais energia e pode exigir grandes volumes de água. Esses são alguns dos problemas que a indústria têxtil tem enfrentado durante a produção. A boa notícia é que já existe uma alternativa bastante viável para combater esses aspectos!

Diante das características negativas dos produtos químicos, as reações enzimáticas apresentam-se como uma alternativa vantajosa e benéfica, pois as enzimas industriais são originadas a partir de sistemas biológicos, o que contribui para o desenvolvimento sustentável, por serem isoladas a partir de micro-organismos cultivados em processos fermentativos, utilizando principalmente recursos renováveis. Além disso, são necessárias apenas pequenas quantidades de enzimas para realizar reações químicas, mesmo em escala industrial. Elas conseguem agir reduzindo o impacto da produção da indústria sobre o meio ambiente, pois são necessários menos produtos químicos, menor utilização de água e energia, o que consequentemente reduz a geração de resíduos.

Produção de lã e a utilização de enzimas

Existe um tratamento enzimático chamado de bioblasting, “bio” devido à utilização de enzimas e “blasting” pela destruição de fibrilas presentes na superfície do tecido. Os tecidos que não são tratados com bioblasting costumam apresentar um defeito chamado “pilling”. Ele faz com que em poucas lavagens a roupa fique cada vez mais cheia de pelos e com aspecto ruim. A partir de 1995 ele passou a ser utilizado na produção de lã. O tratamento enzimático apresenta uma protease que modifica as fibras de lã, o que melhora significativamente o desempenho da textura, oferece toque mais macio e mantém o aspecto de novo da lã durante mais tempo.

Enzimas de qualidade

A Novozymes é líder mundial em biosoluções e referência na produção de enzimas industriais. A empresa dispõe de enzimas para a indústria têxtil e diversos outros setores. As soluções da Novozymes têm ajudado a reduzir os impactos ambientais da produção industrial e, ao mesmo tempo, elevado o lucro das empresas. Acessando o site http://www.bioblog.com.br/  é possível conhecer as possibilidades que as enzimas proporcionam e seus impactos sustentáveis.

Quer fazer um comentário?