27-07-2016

A reciclagem de lixo no Brasil

A reciclagem é o processo no qual se  transforma os materiais que já foram utilizados em novos produtos que serão reutilizados. Por meio desse processo, os produtos que foram jogados no lixo podem ser reaproveitados de maneira satisfatória. Diversos materiais podem ser reciclados, como plástico, papel, alumínio ou vidro. É de suma importância a prática deste processo para a preservação do meio ambiente e diminuição da poluição na água, solo e ar. Além disso, inúmeras indústrias reciclam para conseguir reduzir os custos da produção de suas mercadorias.

Alguns materiais, como o alumínio tem quase 100% de reaproveitamento quando é reciclado. A partir do momento em que é derretido, ele pode retornar para as empresas que produzem embalagens, ocasionando a redução de custos para as indústrias. Há de se ressaltar que, o processo de reciclagem também ajuda na economia do país e gera renda, principalmente durante o momento de crise econômica. Os catadores que trabalham em cooperativas, além de estarem empregados, colaboram com o recolhimento de milhares de peças de alumínio, como as latinhas de refrigerantes,  e também dos papéis que são jogados nas ruas todos os dias.

Outra vantagem recorrente deste processo é a transformação do papel usado em novo, evitando o corte de uma árvore e, consequentemente, o desmatamento desenfreado. A quantidade de papel que não é reciclado pode matar inúmeras árvores a cada dia. Entre os resíduos que mais se destacam no Brasil, estão o plástico, aço, vidro, papelão e alumínio. Entre eles, o que mais é separado no país é o papelão com 4.154 mil toneladas, logo em seguida vem o aço com 800 mil toneladas, e em último lugar está o alumino com 374 mil toneladas.

Cada dia mais, a população está crescendo no Brasil, e as dificuldades de encontrar um local para os aterros sanitários também aumenta consideravelmente. Nesse sentido, é fundamental que a reciclagem seja realizada constantemente, e que a população se conscientize e separe os resíduos em casa, visto que a mistura dos resíduos sólidos torna a reciclagem mais cara e na maioria das vezes inviável.  No entanto, se o lixo é separado de maneira correta, cada resíduo será reaproveitado de maneira satisfatório. Além de ser uma solução totalmente viável e econômica, o processo ajuda na preservação ambiental.

Quer fazer um comentário?