23-12-2016

A produção de vinhos e enzimas

Saborear um bom vinho depende das várias etapas etapas que passa o processo de produção e a catalisação das enzimas auxilia a reduzir o tempo de processamento, além de oferecer outros benefícios.

Existem diversas técnicas para a produção do vinho que são aplicadas de forma igual em todo o mundo, elas estão presentes em diversas etapas desse processo de produção. É importante entender que a sequência toda pode conter mais ou menos etapas. A variação ocorre devido ao estilo do vinho que se almeja obter. Entre as principais etapas estão:

  1. Colheita: uvas colhidas antes do tempo costumam produzir vinhos mais ácidos e com menor teor alcoólico.
  2. Desengace e esmagamento: processo em que uma máquina remove os engaços dos grãos e rompe as cascas das uvas.
  3. Fermentação: para aumentar a cor, basta deixar fermentar em temperaturas mais altas. Quanto maior tempo em contato com as cascas, mais cor e sabor terá o vinho.
  4. Trasfega: para evitar que resíduos passem sabores e aromas indesejáveis, o vinho é transferido para um recipiente limpo, processo chamado de trasfega.
  5. Clarificação e estabilização: para remover componentes que podem deixar o vinho turvo.
  6. Amadurecimento: costuma ser realizado em tanques de aço ou em barris de carvalho.
  7. Engarrafamento: por fim, é o processo em que o vinho é engarrafado para ser deixado em repouso na vinícola.

A importância das enzimas na produção do vinho

Vinícolas do mundo tudo confiam no poder de catalisação das enzimas para reduzir o tempo de processamento, diminuir a ação mecânica e produzir vinho com um melhor perfil de sabor. Entre os benefícios gerados pelas enzimas na produção do vinho estão:

  • Melhora da cor e aroma dos vinhos tintos e brancos;
  • Reforço da qualidade e processamento mais rápido;
  • Maturação mais rápida e melhor perfil de sabor;
  • Filtração confiável e eficiente para preservar a qualidade.

Biosoluções e enzimas

Para que todos os benefícios citados acima sejam atingidos, é preciso contar com enzimas industriais de qualidade. É por isso que a Novozymes, multinacional líder em biosoluções, trabalha há décadas na formulação de enzimas de qualidade para assegurar vinhos de alta qualidade. As enzimas da Novozymes propiciam facilidade de processamento, menores custos de fabricação e maior lucro, podendo ser aplicadas na produção de vinho com os mais distintos tipos de uva. Todas as biosoluções oferecidas pela Novozymes para os mais diferentes setores da indústria podem ser conferidas acessando o site Bioblog (http://www.bioblog.com.br/).

Quer fazer um comentário?