14-12-2016

A origem do biodiesel

Há mais de um século a história do biodiesel começou. Os responsáveis pelo início da descoberta são Henry Ford e Rudolf Diesel, pois foram eles que perceberam nos óleos vegetais a possibilidade de criar um combustível. No entanto, enquanto ainda vivos, o petróleo permaneceu avançando a todo vapor, portanto o desenvolvimento de combustíveis a partir da biomassa foi adiado. Depois de cem anos, com a junção de álcool e óleos vegetais foi possível viabilizar o biodiesel. É possível utilizar como matéria-prima mamona, algodão, canola, milho, óleos residuais domésticos, etc.

Vantagens sustentáveis do biodiesel

O biodiesel é o único combustível alternativo que comprovadamente apresenta êxito sobre as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Em comparação com o combustível diesel que tem como origem o petróleo, o biodiesel reduziu significativamente as emissões de monóxido de carbono, partículas, hidrocarbonetos não queimados e sulfatos. Além disso, o biodiesel mostrou minimizar as emissões de compostos carcinogênicos em até 85% em comparação com petrodiesel. Com isso, a utilização de biodiesel ajuda a reduzir o risco do aquecimento global, pois diminui as emissões líquidas de carbono na atmosfera. Quando o biodiesel é queimado, ele libera dióxido de carbono, porém, durante o ciclo de crescimento das culturas utilizadas para produzir o biodiesel todo esse dióxido de carbono é neutralizado. Devido ao alto ponto de inflamação, o biodiesel é mais seguro de manusear e armazenar do que o diesel obtido por meio do petróleo. Além do mais, quando produzido a partir de óleos e gorduras reutilizadas, o biodiesel ajuda a garantir a reciclagem adequada dos antigos resíduos.

Vantagens econômicas do biodiesel

Muitos combustíveis alternativos têm dificuldade em ganhar aceitação no mercado, porque não oferecem desempenho semelhante aos derivados do petróleo. Tanto o biodiesel puro quanto o biodiesel misturado com outro combustível derivado do petróleo fornecem potência, torque e consumo bastante competitivo, ajudando a reduzir a necessidade do uso de petróleo. A produção de biodiesel também tem impacto positivo na economia familiar, pois devido à ampla gama de matérias-primas é possível envolver milhares de agricultores.

Enzimas para maximizar a produção de biodiesel

A Novozymes, líder mundial em biosoluções, dispõe de enzimas que conseguem maximizar a produção de biodiesel, fazendo com que ele se torne ainda mais viável e competitivo. No site Bioblog (http://www.bioblog.com.br/) é possível conferir todas as possibilidades que as enzimas da Novozymes oferecem e os avanços que elas têm trazido para a produção de biocombustíveis.

Quer fazer um comentário?