26-10-2016

A importância de sua empresa ser sustentável

Nunca se falou tanto em sustentabilidade quanto na última década, principalmente no meio empresarial. Isso porque os consumidores em geral estão cada vez mais informados e exigindo que as empresas assumam um papel cada vez mais consciente. Ações sustentáveis, além de contribuir com o meio ambiente, também são capazes de maximizar o lucro dos negócios, dar visibilidade à marca e elevar a competitividade frente à concorrência. Mas o que é ser uma empresa verdadeiramente sustentável? Resumidamente, é conseguir desenvolver-se sem gerar prejuízos ambientais e sociais, agindo de modo transparente e ético na relação com parceiros e fornecedores. Para que isso seja possível, é preciso envolver todos os colaboradores e demais pessoas que tenham ligação com a empresa. Abaixo é possível conferir quatro atitudes essenciais para tornar uma empresa sustentável:

1. Realizar manutenções: É necessário realizar regularmente a manutenção do maquinário e da parte elétrica da empresa, para evitar desperdício de energia e acidentes. Também vale substituir lâmpadas tradicionais pelo modelo LED, trocar o refrigerador e os condicionadores de ar antigos por modelos mais econômicos.

2. Buscar alternativas:  Separar o lixo orgânico do reciclável e reutilizar embalagens são algumas das opções que englobam o tema sustentabilidade. É aconselhável avaliar o dia a dia da empresa e então pensar em alternativas que possam ser eficazes. Para que o objetivo seja cumprido, é essencial envolver e engajar todos os colaboradores, explicando detalhadamente as ações.

3. Ter parceiros: Não basta apenas separar corretamente os produtos para reciclagem, é preciso fazer parceira com alguma cooperativa ou algum coletor, visando evitar que o que foi separado acabe se misturando com o lixo normal.

4. Controlar os gastos: É indispensável manter uma planilha com todos os registros de gastos com copos plásticos, papéis e produtos de limpeza. Algumas das alternativas são: trocar os copos plásticos por canecas e copos individuais, fomentar a ideia de apenas imprimir o que for necessário, prezar por produtos que rendam mais com menos, etc. Ao manter os registros mensais será possível perceber o impacto financeiro que essas ações podem trazer à empresa.

Novozymes: empresa sustentável

A Novozymes, líder mundial em biosoluções, tem em sua essência a sustentabilidade. Além de internamente promover processos que sejam a favor do meio ambiente, ajuda empresas a produzir mais com menos. A Novozymes atua na fabricação de enzimas e micro-organismos que ajudam a poupar energia, água e matérias-primas, visando reduzir o desperdício. O resultado é maior produtividade, menores custos e um meio ambiente saudável. Conheça o site http://www.bioblog.com.br/ e acompanhe a atuação da Novozymes.

Quer fazer um comentário?