26-12-2016

A importância da preservação do mar

O homem depende do ecossistema marinho, pois é dele que provém a água, recurso essencial para a sobrevivência humana.

O ecossistema marinho envolve lagos, rios, oceanos e mares. A biodiversidade marinha necessita do ecossistema marinho, assim como o homem também depende. São milhões de espécies de micro-organismos vegetais e animais que vivem embaixo das águas, mas, além disso, é desse ecossistema que o homem adquire a água, um recurso essencial para a sobrevivência humana. Embora desde os primeiros anos escolares o ser humano seja orientado sobre a necessidade de preservar o ecossistema marinho, as ameaças à biodiversidade marinha feitas pelo homem são constantes, entre elas estão a pesca predatória, a aquicultura e a poluição.

Impacto dos produtos no ecossistema marinho

À medida que cresce a demanda do consumidor por novos produtos, também aumentam as expectativas sobre opções que proporcionem baixo impacto ao meio ambiente. Entre os produtos que impactam diretamente na natureza está o sabão em pó. Por isso, os regulamentos ambientais estão se tornando mais rigorosos em muitos países, tornando necessário que as indústrias que produzem sabão em pó reduzam potenciais impactos negativos sobre as águas residuais e as vias aquáticas.

O tripolifosfato de sódio é um ingrediente multiuso tradicional que está presente nesses produtos. Por conter fosfato, pode causar eutrofização e florescimento de algas caso as águas residuais das máquinas de lavar sejam despejadas em corpos d'água sem o devido tratamento. Ao fazer uso de ingredientes alternativos para reduzir a quantidade de tripolifosfato de sódio, os ecossistemas aquáticos são beneficiados. Contudo, para serem aceitos pelos consumidores, essas alternativas devem ter um desempenho de lavagem semelhante, sem acrescer os custos.

Soluções da Novozymes

As enzimas são uma solução viável para esta missão. As soluções enzimáticas desenvolvidas pela Novozymes abrem a porta para oportunidades viáveis em termos de custos, fazendo com que as indústrias possam fazer substituições ou complementações de produtos utilizando enzimas. No caso do sabão em pó, por exemplo, as enzimas podem atuar para promover a limpeza profunda, remoção de manchas, brancura e no cuidado com o tecido e cor. Por meio da utilização de enzimas é possível reduzir a quantidade de ingredientes químicos que tenham essas funções.

A Novozymes é uma multinacional de origem dinamarquesa que trabalha há décadas produzindo soluções enzimáticas para os mais diversos setores da indústria, gerando economia de água, energia e redução das emissões de gás carbônico na atmosfera. No site Bioblog (http://www.bioblog.com.br/) é possível acompanhar detalhadamente todas as soluções disponíveis.

Quer fazer um comentário?