23-09-2016

A história dos biocombustíveis

Fontes de energia renovável, os biocombustíveis são estratégias encontradas para auxiliar na redução da emissão de gases poluentes no meio ambiente.

Principalmente ao longo das últimas duas décadas, muito tem se discutido sobre a necessidade de encontrar possibilidades que possam substituir os combustíveis fósseis, visando principalmente reduzir as emissões de gás carbônico (CO2) no meio ambiente. Os biocombustíveis atualmente são a única opção realista comprovada para cumprir com sucesso as reduções de emissões de CO2 em larga escala, impulsionar o crescimento econômico e melhorar a segurança energética. Entre os principais biocombustíveis (combustível que tem matéria-prima orgânica e não fóssil) estão a biomassa, o etanol e o biodiesel.

Curiosidades históricas

  • Pode-se dizer que desde que o homem descobriu o fogo o biocombustível também passou a ser utilizado com mais intensidade, afinal a lenha é uma biomassa.
  • Quando Henry Ford, no início dos anos 1900, inventou o automóvel sua intenção era utilizar combustíveis derivados de fontes vegetais. Porém, na época o petróleo era muito mais viável e barato em comparação a todas as outras fontes de energia.
  • Apenas no início dos anos de 1970 passou a existir o Clean Air Act (Ato Institucional do Ar Limpo) nos Estados Unidos, o qual deu início a discussões sobre a necessidade de gerar combustíveis automotivos menos poluentes.
  • Em 1992 a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos aprovou o Ato Institucional de Política Energética, promovendo a utilização do biodiesel nas frotas de automóveis do governo americano.
  • Nos últimos anos os biocombustíveis vêm ganhando mais espaço mundialmente, devido à melhora na tecnologia para a utilização dos biocombustíveis e a elevação contínua do preço do petróleo.
  • Outra vantagem, no caso do etanol, por exemplo, é que ele pode ser produzido a partir do óleo de cozinha usado. Possibilidades como essa, de utilizar materiais que até então eram vistos como resíduo, elevam as expectativas.

Aliado na produção de biocombustíveis

Percebendo toda esta demanda do mercado, os recursos limitados e os altos preços do petróleo, a pioneira e líder na indústria de bioenergia, a Novozymes, passou a investir fortemente em soluções avançadas de bioinovação que estabelecem novos padrões de desempenho e viabilidade para o setor de biocombustíveis. A Novozymes dispõe de amplo portfólio de enzimas, robustas, de alto rendimento para todas as áreas de produção de biocombustíveis, que podem maximizar ganhos, reduzindo custos.

Quer fazer um comentário?