02-05-2017

A educação e a promoção da leitura para um Brasil melhor

Os recursos digitais ganham atenção das crianças e adolescentes, que aprendem a refletir sobre um mundo melhor

            De 21 a 23 de abril, a StoryMax, startup paulistana de inovação editorial, parceira da Novozymes no Projeto Educação no Brasil, participou de uma atividade para lá de especial no NerdCon – Conferência Nerd da Zona Sul. A quarta edição do evento levou cultura nerd e geek, como RPG, LARP, cosplay, games, quadrinhos, cultura maker, modalidades esportivas alternativas, estandes autorais e convidados da cultura independente, como a StoryMax, que organizou a Mediação de Leitura Digital, com sessões, durante os três dias, no Sesc Interlagos.

Com o objetivo de incentivar a leitura a partir de plataformas alternativas, digitais e com muita interação com os leitores, eles disseminam conteúdos de grande relevância e impactos entre os pequenos leitores. Segundo Samira Almeida, da StoryMax, “eventos como o NerdCon são ótimos para a apresentação de uma leitura inovadora como a que publicados para o grande público: atraem famílias inteiras em torno de temas que vão de cultura pop à games, passando por RPG, teatro, artesanato, leitura e muito mais. Mostrar aos jovens, às crianças e aos pais que a leitura pode ter outros formatos e linguagens, mais atraentes e envolventes, é a nossa missão. Então, este é o tipo de atividade em que mais leitores podem experimentar nossos livros-aplicativos e refletir sobre as grandes questões da humanidade através das narrativas”, comenta.

Desde 2015 a Novozymes conduz mundialmente o Projeto Educação, que tem como compromisso educar e impactar, até 2020, 1 milhão de pessoas no mundo sobre o potencial da Biologia. Para sustentar as ações do projeto, a empresa tomou como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, que têm foco em cinco Ps – pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias – para que a humanidade chegue a 2030 com desenvolvimento sustentável. Caso contrário, serão necessários três planetas Terra para atenderem os atuais padrões de consumo em menos de 35 anos. O ODS 4 tem como objetivo garantir que até 2030 crianças e adolescentes adquiram consciência e informações suficientes para impulsionar o desenvolvimento sustentável educação de qualidade.

A StoryMax, startup publicadora de livros digitais interativos premiada no Brasil com o Prêmio Jabuti e exterior com o ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano, é parceira da Novozymes no Projeto Educação, sendo responsável por curar e dar vida à literatura no formato de apps para tablets e smartphones, que são apresentados às crianças e adolescentes. Os aplicativos trazem obras clássicas da literatura mundial que sensibilizam leitores em formação para os principais desafios humanitários da atualidade, demonstrando o potencial da biologia na sua solução. No ano passado, o aplicativo Frritt-Flacc ganhou destaque com o Selo Distinção Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, um dos mais significativos do Brasil, sendo considerado pela banca julgadora (de pesquisadores relevantes em literatura) como uma das melhores obras infanto-juvenis publicadas em 2016.

Confira algumas fotos do evento:

Quer fazer um comentário?