19-10-2016

A Agenda 2030 e o Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 é um conjunto de programas, ações e projetos que terão como meta direcionar os trabalhos a serem realizados pelas Nações Unidas e países-membros para alcançar o desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Entre os dias 25 a 27 de setembro de 2015, em Nova Iorque, o acordo foi firmado, de modo que até 2030 seja possível promover o bem-estar na vida de todas as pessoas. Assim, as prioridades da agenda são:

  •  Erradicação da pobreza e da fome;
  •  Disponibilização de saúde e educação de qualidade;
  •  Garantia de igualdade de gênero;
  •  Redução da desigualdade entre os países;
  •  Crescimento econômico;
  •  Combate à mudança climática e seus impactos;
  •  Promoção, desenvolvimento e investimento sustentável em todas as esferas da sociedade.

No que diz respeito ao último item, a Agenda 2030 terá como um dos seus principais objetivos implementar o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis. A partir disso, espera-se que até 2020 ocorra a redução do desperdício de alimentos e que se tenha melhor gestão ambiental, de maneira que seja possível reduzir o impacto humano na natureza. Isso será possível por meio de medidas econômicas; incentivo e subsídios para a agricultura, pesca e produção sustentáveis; melhor gestão hídrica; desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que viabilizem essas atividades. Assim, tem-se como ideal que a sustentabilidade seja algo natural na vida de todos os indivíduos, abarcando as vertentes públicas, industrial, educacional, fiscal, comunitária e social.

As enzimas e o desenvolvimento sustentável

As enzimas são substâncias orgânicas do grupo das proteínas, capazes de catalisar reações químicas. Devido a esse aspecto, são utilizadas na produção de itens diversos, garantindo menor uso de produtos químicos e reduzindo o impacto ambiental. Vários seguimentos as têm  utilizado como parte da criação de produtos mais sustentáveis: agricultura, bioenergia, têxtil, alimentício, papel, couro e limpeza. Nesse contexto, encontra-se a Novozymes, especialista em soluções industriais a partir do uso de enzimas, garantindo aos seus clientes práticas com menos riscos ambientais.

Com sede também no Brasil, a empresa é líder mundial nesse segmento. Além disso, apoia a Organização das Nações Unidas, participando de eventos com iniciativas e pesquisas, com vistas a promover a economia verde, uso de fontes renováveis e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável. Acesse http://www.bioblog.com.br/ e conheça mais soluções para melhoria de nosso planeta!

Quer fazer um comentário?