11-05-2017

5 contribuições das enzimas para tornar a indústria de alimentos mais saudável

A Novozymes tem soluções que podem auxiliar os fabricantes de alimentos a atender essa tendência crescente e o desejo dos consumidores

           A crescente consciencialização dos consumidores sobre o consumo de alimentos e a sua direta ligação com a saúde e o bem-estar, é uma amostra sobre a importância da indústria acompanhar as novas tendências e necessidades dos seus clientes, focando em soluções tecnológicas que auxiliem e reforcem a qualidade do seus produtos. Isso tudo fico bastante evidente durante a edição 2016 da IFT, em Chicago. A Novozymes apresenta 5 soluções que podem ajudar:

1) Produtos lácteos para todos

Os produtos sem lactose permitem que os consumidores intolerantes à lactose sejam beneficiados por todos os nutrientes importantes presentes no leite. A enzima de lactase da Novozymes, Lactozym® Pure, decompõe, de maneira muito eficaz, a lactose em um produto oportunizando que a indústria crie produtos lácteos que possam ser digeridos de forma segura, praticamente, por todos.

2) Lanches saborosos, com menos acrilamida

A acrilamida é um composto químico naturalmente formado em alguns tipos de alimentos quando esses são cozidos, fritos, assados ou torrados. Atualmente, esse composto é considerado um risco potencial para a saúde. A Novozymes apresenta uma alternativa à acrilamida, que é a Acrylaway ®, uma enzima que modifica o aminoácido asparagina, que é o responsável pela formação de acrilamida durante o processo de produção do alimento. Isso reduz significativamente o nível de acrilamida em uma ampla gama de produtos de consumo, como biscoitos, lanches e batatas-fritas, por exemplo. Em 4 de Junho de 2015, a EFSA publicou a sua primeira avaliação completa do risco de acrilamida nos alimentos. Especialistas do Painel da EFSA sobre Contaminantes na Cadeia Alimentar (CONTAM) reconfirmaram as avaliações anteriores de que a acrilamida nos alimentos aumenta, potencialmente, o risco de desenvolver câncer em pessoas de todas as faixas etárias.

3) Supressão de gorduras trans

A hidrogenação é um processo utilizado para a produção de margarina, azeites e óleos para que eles fiquem com a consistência adequada e mantenham suas propriedades de fusão, mas essa forma de produção também gera os ácidos graxos trans. A interesterificação (mistura) feita com a enzima Lipozyme® TL IM da Novozymes contribui para a produção de uma gordura natural de alta qualidade, preservando os mais valiosos nutrientes no óleo, sem os prejudiciais ácidos graxos trans.

4) Mais proteína, por favor!

Proteína fortificada em forma de alimentos e bebidas são um método muito popular e difundido para se manter saudável de uma maneira rápida e conveniente. A sua produção depende, principalmente, de matérias-primas como proteínas vegetais e de laticínios, e as proteases da Novozymes podem ajudar a melhorar a digestibilidade e a fornecer proteínas facilmente absorvíveis e solúveis e que ainda ficam livres do gosto amargo, que muitas vezes está associado a e esse tipo de alimento.

5) Maximizar o sabor, minimizando a quantidade de sal

Cerca de 80% do sal presente em nossas dietas vêm de alimentos embalados e preparados, e carne processada, como salsichas e presunto, por exemplo. As ‘Protamex® e Flavourzyme® da Nozoymes podem converter derivados de carne em um rico caldo com muito sabor, chamado Meat Protein Extract (MPE). MPE pode ser usado no processamento de carne como uma ferramenta para ajudar a reduzir o teor de sal. Quando adicionado em produtos derivados de carne, com redução de sódio, contribui, além de melhorar o sabor, para dar textura e liga à água, assim, o produto final se torna de alta qualidade e com teor significativamente menor de sal.

Você pode conferir a matéria original em inglês, aqui no blog da Novozymes! Gostou? Conta pra gente!

 

Quer fazer um comentário?