03-05-2017

10 setores industriais que contam com as enzimas para inovar

As enzimas estão presentes em diversos processos produtivos, e, em muitos casos, contribuem substituindo produtos químicos

Do biocombustível do seu carro, até alimentação animal. A utilização de enzimas no processo produtivo vem ganhando força, não só como um diferencial dos produtos, mas, também, para ajudar a diminuir o impacto ambiental do setor produtivo.

O setor de alimentação vem tendo muito sucesso e destaque na utilização das enzimas em suas composições. Do pão quentinho que compramos na padaria, até os produtos sem glúten, lactose, como leites e o queijo, ou  refrigerantes com redução de açúcares e até as cervejarias contam com as enzimas para oferecer produtos diferenciados para os seus clientes.

No agronegócio, também, elas são uma importante aposta na mudança da alimentação animal. Diversos estudos apontam as enzimas como um importante substituto ao antibiótico, utilizado nas rações.

As enzimas trazem muita inovação e tecnologia para o setor de bioenergia. No Brasil, as mais utilizadas são os biocombustíveis, como o biodiesel e, principalmente, o etanol. Elas são importantes também para o tratamento de água e de efluentes. O setor de papel e celulose também avança na substituição de aditivos sintéticos incluindo as enzimas para extrair celulose de forma sustentável.

As enzimas estão presentes na produção têxtil há, pelo menos, dois mil anos, conforme estudo da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, elas são aliadas na produção de roupas mais duráveis e bonitas. No setor de beleza, as enzimas estão muito presentes em cosméticos e maquiagens. O setor de higiene e limpeza apresentam produtos inovadores, que vão de creme dental, shampoos, a detergentes líquidos enzimáticos capazes de retirar qualquer macha sem danificar tecidos.

Presentes também como aliadas da saúde e qualidade de vida, as enzimas fazem parte de diversos medicamentos, principalmente aqueles voltados para melhorar o trato digestivo, além disso, os laboratórios de análises clínicas utilizam enzimas em seus processos.

A Novozymes É uma multinacional dinamarquesa de referência no segmento de soluções enzimáticas e microrganismos para indústrias de diversos setores, focada na área de Biologia e Sustentabilidade, primando pela manutenção do meio ambiente por meio da integração de práticas sustentáveis. No Brasil, a empresa tem sedes industriais em Araucária e Quatro Barras (Paraná) e escritórios em São Paulo e Brasília. A companhia ainda mantém um canal informativo direto, o Bioblog, que oferece conteúdos sobre o uso de enzimas nas indústrias, Biologia, sustentabilidade e meio ambiente (www.bioblog.com.br). A empresa também está entre as 100 empresas mais inovadoras no mundo no ranking da Forbes.

Quer fazer um comentário?