15-09-2017

Vontade incontrolável de comer doces? A culpa pode ser das más bactérias e fungos

Dietas restritivas, uma alimentação pobre em nutrientes, com alto consumo de açúcar e carboidratos refinados, e baixo em frutas, verduras e legumes são alguns dos fatores alimentares que predispõe ao desenvolvimento das más bactérias e fungos.

 

Se você está sentindo que é quase impossível controlar sua vontade de consumir alimentos açucarados a culpa pode ser das más bactérias e fungos, que precisam dessa substância para se alimentar. Já falamos aqui das bactérias boazinhas, daquelas que nos ajudam a deixar a nossa saúde em dia, mas, elas não estão ligadas ao consumo de açúcares.

A presença das más bactérias e de fungos no organismo é conhecida como Disbiose, que é um desequilíbrio na flora intestinal ou síndrome fúngica. Dietas restritivas, uma alimentação pobre em nutrientes, com alto consumo de açúcar e carboidratos refinados, e baixo em frutas, verduras e legumes são alguns dos fatores alimentares que predispõe ao desenvolvimento das más bactérias e fungos.

E o professor de pediatria da Divisão de Endocrinologia da Universidade da Califórnia, em São Francisco (EUA), Robert Lustig, concorda. Em seu livro “The Hacking of the American Mind”, ainda sem tradução para o português, ele explica que uma forma de deixar o açúcar mais seguro para o nosso organismo é com o consumo de fibras. Em resumo, ele diz que uma boa solução é consumir frutas, já que elas contêm dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis.

Os dois tipos de fibras juntos atuam como uma rede de proteção no intestino, fazendo com que o nosso corpo não absorva rapidamente o açúcar, protegendo, também, o nosso fígado, que não engorda.

Segundo o médico, outra vantagem das fibras é que elas alimentam as boas bactérias do nosso corpo. Mas ele lembra: para ter esse benefício é preciso saborear as frutas in natura, os sucos de frutas não contêm fibras suficientes para produzir esse efeito.

Conhecimento é sempre bom e buscamos sempre manter os leitores do Bioblog bem informados, mas, lembramos que nenhuma dieta deve ser realizada sem o acompanhamento de um profissional e se você perceber uma mudança negativa em sua qualidade de vida, procure um médico.

Biotecnologia e soluções

No Brasil, a multinacional Novozymes é responsável por trazer biosoluções, por meio da aplicação de enzimas para acelerar e otimizar processos de produção. Em todos os seus trabalhos, integra atitudes sustentáveis que proporcionam a manutenção do meio ambiente, minimizando os impactos ambientais. Conheça outros conteúdos como esse no Bioblog: https://www.bioblog.com.br/.

Quer fazer um comentário?