Cuidados Domésticos

Você sabe por que água + sabão e álcool ajudam a combater o coronavírus?

Diante da pandemia de Covid-19, a busca por álcool, sabão e outros produtos de limpeza tem crescido muito

Álcool em gel, se antes ele passava despercebido durante as suas compras, agora ele virou item obrigatório e raro nas prateleiras dos mercados e farmácias. Bom, isso se deve à necessidade de proteção para evitar a contaminação pela covid-19, mas o álcool em gel não é o único (nem o mais eficaz) para combater o coronavírus.

Você provavelmente já ouvir falar por aí que água e sabão são as melhores armas na guerra contra essa doença, mas sabe o porquê? Na verdade, no quesito “eliminar o vírus” ambos são eficazes pois eles agem da mesma maneira: degradando a capa de gordura que envolve o material genético do vírus, evitando que ele possa se multiplicar nas nossas células. Mas, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração:

  1. A porcentagem do álcool: naquela embalagem de álcool que compramos no mercado contém, basicamente, álcool e água. Estudos acerca da eficácia do álcool como germicida apontaram que o álcool 70% (ou seja, que tem 30% é água) é a melhor opção pelo simples fato de que ácool demais evaporaria muito rápido, diminuindo o tempo de contato com a nossa pele ou outras superfícies e possibilitando que muitas partículas virais não fossem destruídas e álcool de menos não é capaz de degradar as camadas de gordura de todas as bactérias e vírus.
  2. Não esfregar as mãos direito: às vezes passamos o álcool de qualquer jeito nas mãos de modo que ainda restem vírus que podem, posteriormente, entrar em contato com nossa boca, nariz e olhos ou até mesmo com outras pessoas. Então é muito importante espalharmos bem o produto nas mãos!
  3. Água e sabão removem toda a sujeira das mãos: esses dois aliados no combate ao vírus são muito recomendados pois o sabão degrada a camada de gordura protetora como já dito anteriormente e a água desemepenha o papel de mandar os vírus e todas as outras partículas de sujeira embora pelo ralo.

É por esses motivos que é bom dar preferência ao uso da água e do sabão, para remover toda a sujeira das suas mãos. Na falta deles, use álcool 70% mas lembrando de sempre esfregar bem as mãos uma nas outras. Melhor ainda é associar as duas formas de higienização lavando as mãos primeiro e depois passando o álcool 😊

Aprenda a lavar as mãos corretamente clicando aqui!

Ficou com alguma dúvida sobre a ação do sabão e do álcool contra os vírus? Pode perguntar para a gente aqui nos comentários!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *