Outros

Você sabe o que é uma startup?

startup-2850272_1920

Um modelo de negócio que preza pela inovação e pela capacidade de crescimento em larga escala

Inovação e capacidade de crescimento em larga escala. Essas são as duas principais características de uma startup na atualidade. O conceito surgiu nos Estados Unidos, mas ganhou a atenção do Brasil a partir dos anos 2000 e, desde então, diversos modelos de negócios foram sendo adaptados para ajudar os empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Segundo a Associação Brasileira de Startups, esses novos modelos de negócio têm várias características e a primeira é a inovação, isso porque elas precisam se diferenciar no mercado. A segunda é a escalabilidade, ou seja, capacidade de atingir um elevado número de pessoas com custos relativamente baixos. A partir daí, outro foco é a repetibilidade, um modelo que possa ser repetido e reaplicável. Para concluir, uma startup precisa ter flexibilidade e rapidez, com capacidade de se adaptar rapidamente em um mercado que muda com frequência e muito rápido.

Para os especialistas, essas são as características que diferenciam as startups de outros modelos empresariais. São mais enxutas, mais inovadoras e mais ágeis, o que as colocam como mais competitivas no mercado. As empresas tradicionais, geralmente, têm processos mais burocráticos e menos ágeis, sem contar que precisam de uma estrutura maior para poder atender a área que atuam, geralmente, têm que fazer aportes e investimentos maiores em seus produtos ou serviços para manter seus negócios.

Outro diferencial das startups é o modelo e estrutura gerencial. Algumas optam pelo sistema de cooperação no trabalho, com uma gestão mais democrática, o que garante mais adaptabilidade e velocidade na tomada de decisões.

Em 2015, o Google criou o Launchpad Accelerator, um programa focado em identificar e acelerar boas ideias no mercado digital. Para escolher os empreendedores mais inovadores, esse programa do Google avalia seis diferenciais de cada uma das inscritas, como o potencial de cada uma delas a partir de elementos como time, aquisição de usuários e retenção de usuários, já que o foco é o mercado digital.

Grandes empresas, nacionais e multinacionais, como a Novozymes, apostam, apoiam e buscam desenvolver novos negócios com as startups brasileiras.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *