28-09-2016

Utilização de enzimas na reciclagem de papel

Devido à crescente demanda por papel, além das inúmeras discussões sobre atitudes que possam gerar menos impacto ao meio ambiente, o papel reciclado passou a ter mais destaque entre os tipos produzidos. Esse processo gera reflexos positivos em diversos aspectos. Um dos exemplos diz respeito ao processo tradicional de produção de papel, o qual costuma consumir cerca de 100 mil litros de água por tonelada de papel, enquanto isso, na reciclagem, consegue-se reduzir em dezenas de vezes a necessidade de água. A mesma economia também ocorre com a energia, é possível reduzir em 80% se comparado à produção de papel virgem.

Produtos para a reciclagem de papel

  1. Surfactantes: Usando surfactantes é possível fazer o processo de extração de tinta dos materiais como revistas, jornais e livros. Porém, esses produtos podem ter em sua fórmula componentes químicos, como hidróxido de sódio e silicato de sódio, que podem causar danos ao meio ambiente.
  2. Compostos clorados: Tanto o papel virgem quanto o reciclado passam pelo processo de branqueamento. Os compostos clorados fazem essa função, porém,  podem conter substâncias cancerígenas e nocivas ao meio ambiente
  3. Enzimas industriais: Essa é a alternativa considerada mais ecológica para o processo de clareamento. É possível fazer uso de enzimas no lugar de diversos processos químicos. As enzimas atuam de forma específica no processo, o que promove ganho de tempo e redução de custos, além de serem biodegradáveis. As enzimas industriais promovem condições eficientes de trabalho, sem afetar a resistência e a qualidade global do produto final.

Qual a melhor solução?

As informações acima evidenciam que nem todos os tipos de papel reciclado são ecologicamente corretos, pois existem produtos químicos utilizados durante o processo de reciclagem que geram efeitos negativos ao meio ambiente. As soluções enzimáticas da Novozymes, líder mundial em biosoluções, garantem maior qualidade para o papel reciclado, sempre em consonância com o dever ecológico fomentado pela empresa. Ao usar a enzima correta ou a perfeita combinação de enzimas, os fabricantes de papel podem conseguir melhor operabilidade e propriedades papel. Para isso, a Novozymes disponibiliza equipe técnica que auxilia na escolha da melhor solução para cada situação. Acesse o site http://www.novozymes.com/en/solutions/pulp-and-paper/fiber-modification e conheça mais sobre as possibilidades.

Quer fazer um comentário?