26-01-2017

Sustentabilidade nas grandes cidades

O Censo 2010 revela que a população nas grandes cidades têm crescido a cada ano no Brasil. O resultado disso são problemas de ordem ambiental e social. Então como equilibrar as necessidades humanas e reduzir essas questões ao mesmo tempo nos centros urbanos? Com medidas sustentáveis. Confira a sua importância para a nossa vida.

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é muito mais do que uma palavra da moda. É um conjunto de medidas que promovem menos riscos ambientais. É a partir dela, que será possível continuar tendo acesso a diversos recursos necessários para a nossa sobrevivência, como: água, comida e combustível. Ela se estende ainda para questões de arquitetura e mobilidade urbana. Assim, soluções de sustentabilidade em grandes cidades são importantes, porque é através delas que manteremos a sobrevivência das próximas gerações, com qualidade de vida. E como essas medidas podem ser colocadas em prática? Os seguintes aspectos podem ser destacados:

1) Educação e Biologia: A Biologia é uma área do conhecimento que estuda os seres vivos e questões ambientais de forma ampla. Unir essas competências a outras disciplinas, como a Geografia, pode ser essencial para a formação de cidadãos mais conscientes. Isso pode ser feito através de projetos de sustentabilidade em toda a esfera escolar.

2) Substituição de fontes fósseis por fontes renováveis: Grande parte da população mundial é dependente de fontes fósseis para produzir bens e energia. O petróleo, gás natural e carvão são exemplo deles. O problema é que vão acabar um dia, além de seu uso emitir gases poluentes, como o CO2. Assim, é necessário buscar soluções para o uso de energias renováveis, como a biomassa e produção de energias do tipo solar e eólica.

3) Saneamento básico: O saneamento básico tem como objetivo fornecer à população abastecimento de água e seu tratamento, rede de esgoto, limpeza urbana, descarte e recolhimento de lixo, etc. Dessa forma, é um trabalho de ordem pública. Uma cidade que tem o fornecimento adequado desses serviços garante melhor administração de recursos naturais importantes, como a água, e menor incidência de doenças.

4) Descarte de lixo: O destino do lixo é um ponto de extrema importância. Quando ele é descartado de maneira correta, evita-se a poluição do solo, rios e mares. Mesmo sendo um tema de ordem pública, a população também deve ser conscientizada, descartando objetos especiais, como pilhas, baterias, eletrônicos, móveis velhos em centros de recebimento, fabricantes ou cooperativas.

Portanto, medidas sustentáveis devem estar presentes em todas as esferas sociais. Devem ainda ser obrigatórias em projetos de gestão pública (leis, planejamento urbano, fiscalizações, etc.). As indústrias também devem buscar meios de fabricar produtos e desenvolver embalagens sustentáveis. Só assim as grandes cidades poderão garantir a manutenção do meio ambiente e sobrevivência humana.

Conheça mais soluções sustentáveis

A Novozymes é uma multinacional pioneira em pesquisa de soluções sustentáveis para empresas de diversos segmentos. Conheça mais conteúdos como este em nosso blog: https://www.bioblog.com.br/

Quer fazer um comentário?