15-02-2017

Sustentabilidade: como aplicá-la no dia a dia

Evitar o desperdício de água ao lavar carros e calçadas, fechar a torneira ao escovar os dentes, separar o lixo, utilizar menos energia elétrica, entre outras atitudes, são práticas sustentáveis que podem ser adotadas e utilizadas no dia a dia.

Na última década, sustentabilidade é um dos termos que tem aparecido com frequência em diversas situações. Este comportamento se deve, principalmente, pela massiva disseminação de informações sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo e a aceleração da degradação dos recursos naturais. Basicamente, sustentabilidade diz respeito às ações e atividades humanas que objetivam encontrar formas de suprir as necessidades do homem sem impactar negativamente no futuro das próximas gerações.

Atitudes sustentáveis para aplicar no dia a dia

  • Economize água: quando alguma tarefa envolver o uso de água, faça de forma atenta e consciente. Isso inclui desligar a torneira enquanto escova os dentes, lavar calçadas e carros utilizando balde e não mangueira, construir cisternas para armazenar água da chuva, trocar a descarga do vaso sanitário por um modelo mais econômico, etc.
  • Cultive áreas verdes: plante árvores onde for possível, cultive jardins e gramados.
  • Reduza o uso de embalagens: leve suas próprias sacola na hora de fazer compras, especialmente ao supermercado. Caso não seja possível, preste atenção para não levar para casa mais sacolas do que o suficiente e opte por caixas se papelão quando possível.
  • Leia os rótulos de produtos: verificar os ingredientes e o prazo de validade costumam ser os motivos para olhar os rótulos dos alimentos, entretanto, além disso, preste atenção na procedência do produto e opte por aqueles que foram produzidos o mais próximo de você. Afinal, quanto mais distante, mais combustível e embalagens foram necessárias para transportar o produto.
  • Prefira artigos reutilizáveis: no trabalho ou na universidade, utilize sua própria caneca e copo com modelo reutilizável.
  • Economize energia: opte por lâmpadas fluorescentes, elas são 75% mais econômicas; fique atento para não deixar luzes acessas em cômodos desocupados; durante o dia abra cortinas e persianas para aproveitar a luz solar; opte por cores claras para pintar as paredes internas, etc.
  • Recicle: se o seu município oferece serviço de recolhimento de lixo reciclável, mantenha dois lixos distintos e adote esta atitude em casa. Oriente todos os membros da família sobre quais materiais devem ser separados.

As ações citadas são alguns exemplos simples de aplicar na rotina, mas que ilustram perfeitamente a ideia de adotar práticas sustentáveis no dia a dia.

A Novozymes, multinacional dinamarquesa, faz uso da biologia para trabalhar incessantemente na pesquisa e fabricação de biosoluções que vão ao encontro do conceito de sustentabilidade. No site Bioblog (www.bioblog.com.br) é possível conferir toda área de atuação da Novozymes.

Quer fazer um comentário?