16-02-2017

Supremo Tribunal Popular da China vota a favor da Novozymes

 

BEIJING – 16 de fevereiro de 2017: O Supremo Tribunal Popular da China decidiu à favor da Novozymes em um julgamento contra dois concorrentes acusados ​​de infringirem a patente de sua enzima.

A disputa de patentes começou em 2011, quando a Novozymes encontrou evidências de que as companhias Shandong Longda Bio-Products Co. e a Ltd. e Jiangsu Boli Bioproducts Co., Ltd. estavam produzindo e comercializando uma enzima de propriedade da Novozymes, a glucoamilase, para uso nas indústrias de bioenergia e bebidas, violando uma das patentes chinesas da Novozymes. Em 2012 e 2013, dois tribunais de Tianjin ordenaram à Longda e à Boli que cessassem a produção e venda dos produtos e pagassem à Novozymes 1,7 milhões de RMB (Renminbi, moeda oficial da República Popular da China).

As duas empresas apelaram, argumentando que a patente era inválida. Desde então o caso passou por vários tribunais inferiores, antes de chegar ao Supremo Tribunal Popular da China, que agora decidiu que a patente é válida. O veredicto é definitivo não pode ser apelado.

Comentando a decisão, o advogado-geral da Novozymes, Mikkel Viltoft, disse:

“Estamos satisfeitos com a decisão do Tribunal e felicitamos o sistema chinês de patentes e tribunais por ter dado um importante passo em direção à proteção das inovações biotecnológicas. Este veredicto é um marco e estimulará o crescimento de investimentos na China, além de incentivar invenções locais, mostrando que a China está com um posicionamento sério em relação à proteção dos direitos de propriedade intelectual. A Novozymes está na China há mais de 20 anos, trabalhando em estreita colaboração com empresas e universidades locais para desenvolver tecnologias que reduzam as emissões de CO2 e o uso de produtos químicos agressivos. Acreditamos firmemente que é de interesse da sociedade que os direitos de propriedade intelectual sejam respeitados, o que fornece o incentivo necessário para investir nas inovações”.

A Novozymes espera agora que a decisão de infracção inicial de 2011 seja respeitada. A empresa não antecipa qualquer impacto para seus clientes.

O julgamento do Supremo Tribunal Popular da China não altera as perspectivas financeiras da Novozymes para 2017.

A Novozymes abriu seu primeiro escritório em Pequim em 1995 e hoje tem mais de 1.000 funcionários em 6 locais na China, onde a empresa opera tanto em pesquisa e desenvolvimento, produção, vendas, marketing e outras funções de suporte. Os principais negócios da Novozymes na China estão nos setores doméstico, têxtil, tratamento de águas residuais, alimentos & bebidas, agricultura e bioenergia.

###

Sobre a Novozymes

A Novozymes é líder mundial em soluções biológicas. Em conjunto com clientes, parceiros e comunidade global, melhoramos o desempenho industrial, preservando os recursos do planeta e ajudando a construir uma vida melhor. Como o maior fornecedor mundial de tecnologias enzimáticas e microbianas, nossa bioinnovação permite ampliar os rendimentos agrícolas, lavagem a baixa temperatura, produção eficiente de energia, combustível renovável e muitos outros benefícios que contamos para hoje e para o futuro. Nós chamamos isso, a nossa missão, de “Repensar o amanhã”.

Saiba mais em: www.novozymes.com | www.bioblog.com.br

NASDAQ OMX: NZYM-B ● 6 500 funcionários ● DKK 14 bilhões de faturamento ● mais de 30 setores de atuação ● mais de 700 produtos

Quer fazer um comentário?