Alimentos e Bebidas

Sete alimentos brasileiros que não podem faltar no Natal e Ano Novo

Saiba mais sobre alguns alimentos, presentes na biodiversidade brasileira, que não podem faltar nas festas de fim de ano

Festas de fim de ano combinam com alimentos e bebidas saudáveis sim! Alguns possuem propriedades funcionais benéficas ao nosso organismo e combinam muito bem com a ceia de Natal e Ano Novo. Segundo a nutricionista, Dagmárcia Neuza David, apostar nas frutas secas, oleaginosas, lentilhas e uvas é uma excelente opção para aqueles que querem manter uma boa alimentação, além de valorizar alimentos presentes na biodiversidade brasileira.

Frutas Secas

Também são conhecidas como frutas desidratadas, em que são obtidas pela perda parcial da água da fruta madura, inteira ou em pedaços, por processos tecnológicos adequados que possibilitem a manutenção de no máximo 25% de umidade. Por essa razão, as frutas secas, ao contrário das frutas frescas, representam uma fonte mais concentrada de nutrientes, fibras e compostos bioativos. Em consequência disso, as frutas desidratadas são consideradas ótimas fontes de vitaminas e minerais. Mas a nutricionista explica: “A concentração de calorias também é maior e o seu consumo deve ser moderado, como parte de uma alimentação equilibrada”. Dentre as frutas secas destaca-se a uva passa que é fonte de diversos compostos fenólicos. Esses compostos apresentam atividade antioxidante, anti-inflamatórias e anticancerígenas.

Frutas oleaginosas

Fazem parte do grupo de frutas oleaginosas as amêndoas, avelãs, castanha-de-caju, castanha-do-Brasil, nozes, pistache, entre outras. As frutas oleaginosas são fontes de ácidos graxos insaturados, fibras, sais minerais, tocoferóis, fitoesteróis e compostos fenólicos. Apesar do alto valor energético, em virtude da composição de ácidos graxos, as oleaginosas podem influenciar beneficamente a saúde humana. Os fitoquímicos encontrados nas frutas oleaginosas têm sido associados com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-proliferativas, ações antivirais, quimiopreventivas e hipocolesterolêmicas. Entretanto, para que o efeito das frutas oleaginosas sejam preservadas, seu consumo deve ser cru.

Uva

A uva, muito nutritiva e apreciada por seu sabor agradável e peculiar, contém açúcares, fibras, ferro, potássio e vitaminas. Entretanto, é na casca da fruta que estão presentes os compostos mais importantes para a saúde. São os bioflavonóides, os taninos e o resveratrol, fitoquímicos que podem reduzir os riscos de doenças cardíacas, câncer e derrame cerebral. A maioria dos taninos são pigmentos que dão a coloração características das uvas vermelhas e roxas. As uvas também contêm ácido elágico e ácido málico, que torna o seu sabor “ácido” quando ainda não estão maduras. “Por tudo isso, a uva é considerada uma das que compõem o topo da lista dos alimentos que protegem a saúde, prevenindo e até tratando doenças, entre elas o câncer e os problemas cardiovasculares”, aposta a nutricionista.

Vinho tinto

O vinho tinto possui diversos compostos bioativos que apresentam efeitos benéficos para a saúde humana, sendo que para a obtenção desses benefícios o seu consumo deve ser moderado. A quantidade moderada corresponde a duas taças para homens e uma taça para mulheres por dia. Dentre os compostos bioativos está o resveratrol, que possui propriedades antienvelhecimento, anticancerígenas, anti-inflamatórias e antioxidante, características relevantes para prevenção de doenças crônicas. Estudos demonstram que o consumo moderado de vinho tinto promove efeitos benéficos na prevenção de doença cardíaca coronária e aterosclerose.

Frutas vermelhas

Framboesa, amora e o bom e velho morango são frutas ricas em vitamina C, importantíssimas para manter a pele jovem e saudável. Elas possuem ácido elágico, potente para o sistema imunológico. Esses alimentos também contêm flavonoides, compostos com efeito antioxidante, ou seja, que tem ação sobre a formação de radicais livres e a diminuição dos níveis de LDL, o colesterol ruim.

Romã

A fruta que alimenta simpatias e decora mesas tem propriedades importantes para a nossa saúde. É rica em vitamina A, que ajuda a manter a pele bonita, saudável e favorece a visão. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos e previnem o estresse.

Dicas da nutricionista para servir nas festas

Petiscos e bebidas:

  • Mix de oleaginosas: faça um mix com castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, avelãs, nozes, amendoim, uva passas, damascos e tâmaras secas e deixe as pessoas se servirem enquanto esperam a ceia. Elas são bastante saudáveis, mas são calóricas. É bom não exagerar!
  • Cesta de frutas: deixe as frutas cortadas para servir de petisco. Incentive os convidados a comerem as frutas e as oleaginosas juntas.
  • Bebidas digestivas: faça uma bebida com suco de fruta, água gaseificada e hortelã ou alecrim: Ex: suco de limão batido com água gaseificada e hortelã. Essa bebida é digestiva e ajudará com os possíveis excessos.

 

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