Outros

Saiba como se proteger do coronavírus

A cada dia novos casos de coronavírus se confirmam no Brasil e no mundo, doença para qual ainda existe pouco conhecimento científico devido a sua recente propagação entre os humanos. A falta de informações confiáveis é motivo para especulação e, muitas vezes, disseminação de mensagens incorretas.

Pensando nisso, a TV Senado produziu vídeos com dicas e informações sobre a doença. Você pode conferir os vídeos clicando aqui e também destacamos abaixo as principais medidas de prevenção para o dia a dia.

O que fazer em caso de sintomas?

Febre, tosse, falta de ar são alguns dos sintomas do novo coronavírus. Mas você sabe o que fazer em caso de suspeita? O Ministério da Saúde recomenda que o paciente busque primeiro orientação ligando para o número 136 antes de se deslocar para alguma unidade de emergência.

Utilidade pública: veja como lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus

O Ministério da Saúde confirmou mais de 25 casos de coronavírus no Brasil. Lavar as mãos é uma das principais formas de proteção contra a doença. Mas você sabe como lavar as mãos corretamente?

Você pode usar água e sabão ou álcool em gel. O importante é o tempo: 20 segundos no mínimo.

Coloque sabão ou álcool em gel nas mãos e esfregue com vontade. Primeiro as palmas das mãos, depois as costas, os dedos, as unhas e os polegares. Faça isso várias vezes ao dia por no mínimo 20 segundos. Quer ver o vídeo de como lavar as mãos? Clique aqui!

Esse é o cuidado principal. Outro é evitar o aperto de mão. Evite também tocar os seus olhos, nariz e boca. Quando tossir cubra a boca com o braço. Ao espirrar, use lenço de papel descartável e jogue-o no lixo após o uso. Mantenha limpo e desinfetados os objetos e superfícies em que você e as outras pessoas tocam.

Limpeza e higiene são as melhores armas para combater o vírus.

É necessário usar máscara para se proteger contra o coronavírus?

Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, muitos brasileiros buscam informações sobre como se proteger. Adianta, por exemplo, usar máscara do tipo cirúrgica? As autoridades sanitárias informam que o uso de máscaras de proteção é indicado apenas para quem já tem a doença ou em caso de suspeita.

Ministério da Saúde tira dúvidas sobre o coronavírus por telefone

Muitas informações incorretas sobre o coronavírus, denominado Covid-19, estão sendo disseminadas. Para esclarecer dúvidas, ligue no número 136, do Ministério da Saúde.

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *