Cuidados Domésticos

Rótulos de produtos de limpeza: Não deixe de ler!

Seguir as instruções presentes nos rótulos dos detergentes para roupas (sabão) e amaciantes é fundamental para uma lavagem correta e evitar danos às suas roupas

Você costuma fazer a leitura dos rótulos dos produtos de limpeza ou dos alimentos que compra? A rotulagem é uma forma de comunicação entre o fabricante e o consumidor e não serve apenas para chamar a sua atenção. Aquelas letras pequenas que aparecem na parte de trás da maioria desses produtos são muito importantes e trazem informações relevantes para que você possa usá-los da melhor maneira possível usufruindo, assim, de seus benefícios.

Para fazer referência aos produtos de limpeza costuma-se usar o termo saneante que, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é empregado para se referir a todos os produtos utilizados na limpeza, desinfecção e conservação de ambientes como casas, hospitais, escritórios, laboratórios, entre outros. Os rótulos presentes na embalagem desses saneantes trazem informações a respeito da sua composição, dosagem e demais instruções de uso para que os princípios ativos desses produtos possam agir corretamente na finalidade à qual são destinados.

dosagem
É importante utilizar a dosagem indicada nos rótulos. Foto: SkyFish – Novozymes

Quando o assunto é roupa a necessidade de se ler o rótulo se torna ainda maior já que o uso incorreto dos produtos (detergente para roupas e amaciante) pode danificá-la, fazendo com que o consumidor ache que a culpa é do fabricante e que fique frustrado com o produto. Outro problema relacionado à não leitura dos rótulos é que os consumidores acabam nem conhecendo os benefícios dos produtos e seus diferenciais em relação às outras marcas sendo que esses pontos poderiam ajudá-lo a escolher o melhor produto para lavar suas roupas.

A Novozymes, líder mundial em soluções biológicas, possui um grande portfólio de enzimas destinadas justamente aos cuidados domésticos, principalmente no que diz respeito à lavagem de roupas. As enzimas são biomoléculas (proteínas) que têm a função de acelerar reações químicas, agindo de modo muito específico nas espécies envolvidas. As enzimas da Novozymes destinadas aos cuidados domésticos com as roupas agem, principalmente, na remoção de manchas como gordura, chocolate e sucos, mas algumas delas são capazes de atuar na remoção daquelas bolinhas desagradáveis que aparecem em alguns tipos de tecidos (os de origem vegetal).

O instituto REDS (Research Designed For Strategy) em 2017, em parceria com a Novozymes, realizou um estudo qualitativo por meio de entrevistas etnográficas, ou seja, que visam examinar comportamentos e costumes de um determinado grupo, a fim de mapear os hábitos de rotina de consumidores quanto à lavagem de roupas.

O estudo mostrou que as consumidores de detergente em pó (ou popularmente como conhecemos, sabão em pó) utilizam algum tipo de medida seja na lavagem na máquina, tanquinho ou à mão. Dentre essas medidas, algumas pessoas usavam a que existe no dispenser da máquina, ou seja, no local onde se coloca o produto, outras relataram o uso de uma medida própria por meio de um recipiente e algumas faziam a medida a olho: “Eu vou pela quantidade de roupa, aí eu vou jogando o sabão e bato a mão, pra ver se ele diluiu e como que fica a água, a água tem que ficar assim, espumadinho, tá vendo? Ela fica um pouco azul”.

Relatos como esse mostram que o conceito de limpeza está muito relacionado à questão sensorial, como no depoimento, “espumadinho”, ou seja, para muitos consumidores é a espuma que faz a limpeza apesar de não ser o que ocorre exatamente. A espuma nada mais é do que bolhas de água e sabão que se misturam e se formam quando há entrada de ar e sua formação está muito pouco relacionada à limpeza de fato.

As enzimas presentes em grande parte dos produtos de limpeza têm papel fundamental na limpeza das roupas e podem substituir os agentes químicos utilizados para esse fim mas muitos consumidores não sabem o quão importantes e relevantes elas são ou para que servem e acabam deixando elas passarem despercebidas na hora de escolher o produto: “Eu acho que [enzima] é pra tirar aquela impureza da oleosidade, é o que imagino. Não [me atrai], pra mim só iria me atrair se eu soubesse pra que de fato ele serviria (…) mas aí como eu não sei, não ajuda, eu não ia comprar”.

A leitura dos rótulos se mostra importante para tentar resolver essas questões e o fabricante também deve fazer a sua parte por meio de uma rotulagem mais atrativa e com informações claras, além de utilizar outras estratégias para que o consumidor possa avaliar as opções disponíveis no mercado e notar as diferenças de cada um.

E você? Costuma ler os rótulos do que compra? Conta pra gente aqui nos comentários se já teve problemas por não seguir as instruções.

 

 

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *