Sustentabilidade

Rio de Janeiro sediará o Diálogo Talanoa sobre mudanças climáticas

O nome Talanoa é uma homenagem a uma das populações mais ameaçadas, no mundo, pelas mudanças climáticas: os povos de Fiji.

No próximo dia 2 de agosto a cidade do Rio de Janeiro receberá a edição do Diálogo Talanoa, uma iniciativa global que atua no combate às mudanças climáticas. Entre os temas estarão as secas e enchentes, além do aquecimento global, uma discussão que envolverá órgãos governamentais, sociedade civil, iniciativa privada e pesquisadores. Os resultados do debate servirão para embasar a atuação brasileira na 24ª Conferência das Partes (COP 24) sobre mudança do clima, que ocorrerá em dezembro, na Polônia.

O propósito da iniciativa é a busca pela estabilidade e inclusão voltada para o atingimento das metas para conter a mudança do clima. O Diálogo Talanoa foca o período que antecede o ano de 2020, quando começará a valer o Acordo de Paris, que visa limitar o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C e o mais perto possível de 1.5°C.

“Brasil pode reduzir até 28% das emissões de gases de efeito estufa. Leia aqui no Bioblog”.

O nome Talanoa é uma homenagem a uma das populações mais ameaçadas, no mundo, pelas mudanças climáticas: os povos de Fiji. Na sua cultura, eles mantêm o hábito de contar histórias e trocar experiências, atividade chamada por eles de Talanoa.

A meta brasileira é reduzir 37% das emissões de gases de efeito estufa até 2025, com indicativo de cortar 43% até 2030 – ambos em comparação a 2005, entre outras coisas estão ações  como restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas e aumentar a participação de bioenergia sustentável na matriz energética brasileira.

Países concordam em desenvolver metas de biocombustíveis e aumentar a bioeconomia de baixo carbono. Conheça mais sobre essa iniciativa aqui no Bioblog.

Tags:

2 comentários

  1. Olá! É possível a a participação de alunos de Ensinos Fundamental e Médio nesse evento?
    Grata,
    Cris Brandão

    1. Olá Cris, o ideal é solicitar esta informação direto à organização do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *