Educação

Programa Guritiba conquista Prêmio Sesi ODS e destaca atividades educativas

Contação de História foi premiada por sua iniciativa relacionada ao ODS 14

O Programa Guritiba, que conta com o apoio da Novozymes, conquistou o Prêmio Sesi ODS 2019, por meio da Contação de História de “Anelise e os Irmãos Perdesen”, na categoria organização da sociedade civil, por sua iniciativa relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14), que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Essa contação de história, por meio de conteúdo artístico, aborda questões como reciclagem, consumo e a vida dos oceanos e atingiu cerca de 5 mil alunos da rede pública de ensino e 50% delas localizadas na área rural.

Além dessa atividade, o Programa Guritiba, no mês de agosto, promoveu um espetáculo teatral gratuito “Fragmentos”, na Escola de Ensino Fundamental Professora Joana Raska, localizada no bairro Caximba, em Curitiba. A ação é interpretada pelo grupo de danças urbanas, balé clássico e dança contemporânea, 041 Company, dirigido e coreografado por Maikinho Flying Boys e Fabricia Marques, com a proposta do empoderamento feminino, destacando qualidades como força, sentimentos, delicadeza e vivência dentro da sociedade, levando em consideração acontecimentos do cotidiano.

Além disso, duas famílias do bairro Campo do Santana e quatro famílias do bairro da Caximba participaram do Cultura em Família e puderam conferir o Circo da Cidade Zé Priguiça, instalado no Jardim Paranaense, Alto Boqueirão, e que tem como principal proposta atender a população da periferia. Outra atração foi a visita ao Teatro dos Bonecos, para assistir ao espetáculo “As Aventuras de Fuxico”.

Com um mês de intensas atividades, ainda foram realizadas formação de educadores, em uma parceria com a Secretaria de Educação do Município de Campina Grande do Sul (PR), realizado em três módulos.

Outra atividade, voltada à educação e a cultura, realizada em setembro, foi a formação para alunos, que proporcionou uma visita dos alunos do município de Três Córregos ao Parque da Ciência, com mediação dos educadores e atuação lúdica durante o percurso. Eles focaram suas atividades na visita a dois pavilhões do parque: Água e Terra, abordando processos vitais que envolvem Morfologia e Fisiologia, passando pela origem, evolução e relação entre os seres vivos. Essa atividade que visa incentivar o interesse pela Ciência e Biologia e motivar os alunos a seguir carreiras científicas e tecnológicas, além de oferecer um aprofundamento em química com demonstração de experiências e explanação da tabela periódica.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *