20-10-2016

Principais tipos de enzimas

Enzimas são substâncias orgânicas do grupo das proteínas. Nesse sentido, atuam em algumas reações químicas como catalisadoras, sem sofrer alterações em sua composição. Elas são  tão eficientes que uma molécula de enzima pode converter outras 1.000 moléculas de substrato no tempo máximo de 1 minuto. Nos diversos organismos, elas atuam de forma a promover o funcionamento ordenado e harmônico dos processos fisiológicos. Por esse motivo, são importantes para a manutenção dos seres vivos e dos processos naturais que os constituem. A ausência das enzimas em nosso corpo, por exemplo, faria com que nossas reações internas ocorressem de maneira bem mais lenta.

Principais tipos de enzimas

Existem diversos tipos de enzimas, as quais seguem critérios específicos para sua classificação, como pode ser visto a seguir:

1. Oxidorredutases: Catalisam reações do tipo oxidação-redução, isto é, realizam transferência de elétrons nesse tipo de processo. São exemplos disso as desidrogenases.

2. Hidrolases: Associam-se a moléculas de água, acelerando reações de quebra de ligações covalentes. Podem ser citadas como exemplo as peptidases.

3. Ligases: São capazes de criar novas moléculas por meio da união de outras já existentes por meio de hidrólise ou oxidação. As sintetases são um exemplo desse tipo de enzima.

4. Isomerases: Modificam uma molécula sem que seja necessária a presença de outra. Funcionam como mediadoras na conversão de substâncias isoméricas. Neste caso, as epimerases podem ser consideradas um exemplo.

5. Transferases: Podem transferir grupos funcionais entre duas moléculas. As quinases são um exemplo desse tipo de enzima.

6. Liases: Removem moléculas de água, amônia e gás carbônico, através da quebra de ligações covalentes. As descarboxilases são um exemplo dessas enzimas.

Devido a esses aspectos, as enzimas também são utilizadas na fabricação de vários itens, substituindo produtos químicos e melhorando os processos industriais. A partir disso, há menor impacto ambiental e maior qualidade desses produtos. Nesse sentido, destaca-se a Novozymes, empresa de referência em biossoluções de enzimas, atuando em diversos segmentos: alimentos e bebidas, bioenergia, agricultura, biofarmacêutica, papel, têxtil, entre outros. Para o desenvolvimento de suas atividades, conta com pesquisas e estudos de ponta, proporcionando aos seus clientes a fabricação de produtos com menor custo. Sua tecnologia é totalmente voltada para o desenvolvimento sustentável, o que demonstra a sua preocupação com o meio ambiente. Saiba mais sobre este e outros temas em http://www.bioblog.com.br/

1 comment

  1. Conteúdo muito bem sintetizado.

    Responder

Quer fazer um comentário?