BioenergiaOutros

Principais produtores de etanol no mundo

principais-produtores-de-etanol-no-mundo

O Brasil e os Estados Unidos estão no topo da lista dos maiores produtores de etanol do mundo. Para se ter ideia, cerca de 90% da oferta mundial é originária desses dois países. Ao longo das últimas décadas, o Brasil tem sido visto como referência mundial na produção sustentável e eficiente do biocombustível, utilizando como matéria-prima a cana-de-açúcar.

Porém, a liderança na geração deste biocombustível é dos Estados Unidos. No entanto, diferentemente do Brasil, eles produzem etanol tendo como matéria-prima o milho. Além desses dois líderes, são referência na fabricação do álcool países como o Canadá, que faz uso do trigo e do milho; a China, utilizando mandioca, sorgo e milho; a Índia, usando cana-de-açúcar; e a Colômbia, que também produz com cana-de-açúcar. No Brasil, os 10 estados considerados maiores produtores de etanol são: 1º São Paulo, 2º Goiás, 3º Minas Gerais, 4º Mato Grosso do Sul, 5º Paraná, 6º Mato Grosso, 7º Alagoas, 8º Pernambuco, 9º Paraíba e 10º Espírito Santo.

Por que utilizar etanol?

A discussão sobre as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera são constantes. Diversas são as origens, porém, o setor que mais tem contribuído para os índices alarmantes é o da geração de energia, devido ao uso de combustíveis fósseis. O uso do etanol é extremamente estratégico, pois é eficiente no resultado e, ao mesmo tempo, ambientalmente viável e sustentável, afinal, é possível produzir etanol com diferentes matérias-primas (milho, cevada, trigo, cana-de-açúcar, etc.). Utilizar o etanol como biocombustível reflete diretamente e de forma imediata na redução da emissão de gases de efeito estufa dos veículos automotores em circulação. Ao comparar com a gasolina, o percentual de redução pode chegar a 61%.

Soluções para aumentar a produção de etanol

A Novozymes, líder mundial em bioinovação, é referência na produção de industriais que otimizam a conversão das mais variadas matérias-primas em etanol. O desempenho e facilidade de uso das enzimas da Novozymes permitem maiores rendimentos e menores custos no processo de fabricação. As soluções oferecidas pela empresa são fabricadas conforme a necessidade do cliente, incluindo a possibilidade de fazer uso de enzimas personalizadas. Acesse o site http://www.novozymes.com/en/solutions/bioenergy e conheça mais sobre as soluções.

2 comments

  1. qual o link do blog para trabalhos acadêmicos

    1. Vilmar, bom dia!
      Não sei se entendemos sua dúvida, você gostaria de enviar um trabalho acadêmico para nós? Não temos uma sessão exclusiva para esse tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *