Sustentabilidade

Portal EducaClima apresenta sugestões para população combater as mudanças climáticas

Novo canal de educação ambiental, o EducaClima, reúne informações sobre o combate às mudanças climáticas

Uma nova iniciativa foi apresentada para ajudar a população a se informar sobre as ações de combate às mudanças climáticas. Trata-se do portal EducaClima, criado pelo Ministério do Meio Ambiente, que traz informações sobre como cada cidadão pode ajudar nesse combate, os compromissos internacionais ratificados pelo governo brasileiro, além de propostas de educação ambiental, publicações, gráficos informativos, vídeos e filmes, entre outras informações relacionadas às negociações internacionais.

As mudanças climáticas estão associadas ao aumento da emissão de gases de efeito estufa por queima de combustíveis fósseis, queimadas, desmatamento, decomposição de lixo, entre outras ações do homem. Um grande esforço global vem sendo encampado pelas nações para reduzir essas emissões no planeta. Todos os anos, mais de 190 países reúnem-se na Conferência das Partes (COP) para negociar protocolos internacionais e acompanhar o andamento de pactos firmados anteriormente.

O desenvolvimento do EducaClima atende às diretrizes da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) em relação à promoção da disseminação de informações, educação, capacitação e conscientização pública do tema. Essas orientações também estão presentes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) e no Acordo de Paris. Também interage com o texto da Agenda 2030 / Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assinado pelo Brasil na 70ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *