Sustentabilidade

Portal da Biodiversidade reúne mais de cem mil espécies animais

O site oferece um vasto campo de pesquisa que mostra a grandiosidade da biodiversidade do país.

Muitas vezes já falamos aqui que o Brasil é um dos países com a maior biodiversidade do mundo. E para mostrar como isso tudo é importante para o nosso país, além da riqueza de espécie, novas descobertas e até mesmo aquelas que correm risco de extinção é que o Portal da Biodiversidade existe.

Ele disponibiliza para a pesquisa dados e informações que são gerados pelo Ministério do Meio Ambiente, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reunindo a partir do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO), o Sistema Nacional de Anilhamento de Aves Silvestres (SNA), o Sistema Nacional de Gestão e Informação dos Quelônios Continentais (SISQUELÔNIOS), o Sistema para Avaliação do Estado de Conservação de Primatas e Xenartros Brasileiros (SAGU-Í), o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), o Sistema de Apoio ao Monitoramento de Mamíferos Marinhos (SIMMAM), o Sistema de Informação sobre Tartarugas Marinhas (SITAMAR), Monitoramento da Biodiversidade em Unidades de Conservação Federais (Programa de Monitoramento), o Atlas de Registros de Aves Brasileiras (ARA) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).

No portal, também, é possível baixar o catálogo da Fauna e da Flora, pesquisar sobre as espécies existentes em cada município ou estado, além de fazer pesquisas avançadas, encontrando dados sobre as mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas no país. Suas diferentes zonas climáticas favorecem a formação de zonas biogeográficas (biomas), a exemplo da floresta amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado, com suas savanas e bosques; a Caatinga, composta por florestas semiáridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.

“Você sabe porque a biodiversidade é tão importante para a vida humana? Clique aqui e leia mais.

O Brasil abriga mais de 20% do total de espécies do planeta, encontradas em terra e na água. Em termos globais, o país incorporou as recomendações da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) e apresenta um relatório anual sobre a situação da biodiversidade brasileira, no Panorama da Biodiversidade Global (Global Biodiversity Outlook – GBO). O documento contém, ainda, uma análise das ações globais com o objetivo de assegurar que a biodiversidade seja conservada e usada de forma sustentável, e que os benefícios advindos do uso dos recursos genéticos sejam equitativamente distribuídos.

No ano passado, uma pesquisa identificou mais de 90 novas espécies de peixes na Amazônia. Clique aqui e saiba mais sobre elas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *