Alimentos e BebidasOutros

Podemos comer fungos? Conheça os cogumelos comestíveis!

Cogumelos comestíveis

Existe uma variedade de cogumelos que podemos cultivar como uma fonte nutritiva na nossa alimentação.

Microrganismos possuem uma vasta aplicabilidade dentro de várias áreas hoje. Os fungos, em especial, são praticamente super-heróis da natureza pois fazem parte de processos importantíssimos, como na fermentação e na agricultura, e têm o potencial de se tornarem ferramentas essenciais para alcançar o desenvolvimento sustentável. Dentro de um desenvolvimento sustentável, também deve-se considerar uma alimentação de qualidade. Os fungos aqui também se destacam, na forma de cogumelos comestíveis!

Para entendermos um pouco melhor o que são os cogumelos, precisamos entender a diferença entre fungos unicelulares e pluricelulares. Os unicelulares, como o próprio nome indica, são formados por uma única célula e são microscópicos (não conseguimos ver a olho nu), sendo exemplos destes as leveduras utilizadas no processo de fermentação. Os fungos pluricelulares, constituídos por várias células, são aqueles que conseguimos ver, como os cogumelos e os bolores. No caso dos cogumelos, esses fungos se desenvolvem por uma rede de micélios em baixo do solo e se reproduzem formando uma estrutura externa chamada de corpo frutífero, responsável por espalhar os esporos do organismo (quase como sementes destes fungos) no ambiente. São esses corpos frutíferos que vemos na natureza crescendo no solo e nos troncos de árvores e que podemos coletar para transformar em nutritivos alimentos.

Nutritivos, pois hoje são considerados possíveis substitutos de carnes em dietas vegetarianas e veganas, pela alta quantidade de proteína e baixo teor de gordura presente nesse alimento. Se destacam entre os tipos mais famosos consumidos hoje o cogumelo Paris (chamado também de champignon), o Shitake e o Shimeji. E podem ser valiosos: um tipo de cogumelo chamado popularmente de Trufa, encontrado crescendo próximo as raízes de árvores, é famoso no mundo por sua raridade e sabor delicioso, sendo que um quilo de uma trufa negra pode valer aproximadamente R$2.000!

Mas, cuidado: nem todos os cogumelos que vemos por aí são comestíveis! Existem espécies que são tóxicas ou alucinógenas quando consumidas por humanos, sendo até mesmo alguns tipos utilizados como fonte de extração para compostos medicinais. Não que devemos nos preocupar em encontrar nossos próprios cogumelos por aí, pois o mercado de cultivo e venda desse tipo alternativo de alimento é um dos que mais cresce nos últimos 10 anos, pela aceitabilidade do público e pelo desenvolvimento crescente de inovações biotecnológicas, que possibilitam a especialização de vários produtores na produção de cogumelos.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *