Sustentabilidade

Plataforma de ecoinovação para pequenos negócios

A Ecoinovação é uma metodologia desenvolvida pela ONU Meio Ambiente e foi adaptada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade

Empreendedores de todo o país podem contar com o Portal de Ecoinovação. A plataforma reúne conteúdos interativos, como infográficos, publicações e vídeos, que auxiliam o empreendedor brasileiro a embarcar no movimento global da sustentabilidade corporativa. Mudança para modelos responsáveis permite reduzir o impacto em toda a cadeia de valor do negócio, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e melhora o posicionamento de mercado.

A Ecoinovação é uma metodologia desenvolvida pela ONU Meio Ambiente e foi adaptada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade para os micro e pequenos negócios brasileiros. A estratégia propõe um olhar diferenciado sobre cada elo das cadeias produtivas, visando maior competitividade, qualidade de vida para os cidadãos e respeito ao meio ambiente.

Por meio do novo portal, a metodologia torna-se acessível a qualquer pessoa que queira iniciar um negócio ecoinovador ou transformar um empreendimento já existente. Além das informações do site, um dos materiais disponibilizados para download é a cartilha Ecoinovação nos Pequenos Negócios, que explica o conceito de maneira didática e apresenta o passo a passo para quem quiser aderir à ecoinovação.

O portal também traz uma série de vídeos que contam a história do Alberto, um empresário do ramo de confecção de camisetas, e de como a ecoinovação impulsionou o seu negócio. A linguagem simples e dinâmica da animação acompanha cada uma das cinco etapas pelas quais o Alberto passou para reposicionar a sua empresa no mercado: compreender o ciclo de vida, revisar a estratégia, repensar o modelo de negócio, estabelecer um plano de ação e avaliar os resultados.

“Empresas ecoinovadoras conseguem desenvolver novos modelos de negócios que integram a sustentabilidade em seus processos de decisão com base no ciclo de vida dos seus produtos e serviços. Essa mudança estrutural gera ganhos econômicos, sociais e ambientais não só para a empresa, como para todos os entes da sua cadeia de valor”, afirma Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil.

Por que ecoinovar?

A incorporação da sustentabilidade na estratégia do negócio garante a sobrevivência da empresa no mercado altamente competitivo, melhora seu desempenho ambiental e amplia os lucros. A ecoinovação permite que as empresas cresçam respondendo às mudanças do mercado, se adiantando às tendências e se destacando dos concorrentes com soluções inovadoras.

Entre as vantagens da ecoinovação para os pequenos negócios, destacam-se: a criação de serviços e produtos diferenciados e inovadores; acesso a novos mercados, inclusive internacionais; aumento da rentabilidade ao longo da cadeia de valor; ampliação e diversificação do público-alvo atingido; relações colaborativas entre os participantes da cadeia de valor; aumento da produtividade e capacidade técnica; redução dos impactos ambientais e sociais; ampliação da visibilidade dos resultados de sustentabilidade; otimização de matérias-primas; conhecimento de cada elo do ciclo de vida; visão holística da empresa; facilidade na busca de certificações para seus produtos; e mais segurança para enfrentar os desafios da sustentabilidade.

E você, já foi precursor de alguma “ecoinovação”? conta pra gente nos comentários, vamos falar sobre a sua ideia aqui no Bioblog?

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *