25-10-2016

Para que serve o amido

O amido é um polímero natural, sendo considerado um polissacarídeo. Nesse sentido, é um carboidrato criado a partir da união de várias moléculas de alfa-glicose. É, desse modo, encontrado em abundância na natureza, principalmente em raízes, sementes, tubérculos e frutos, funcionando como alimento e energia para as plantas. Podem ser citadas como fontes de alto de teor de amido: batata, mandioca, arroz, milho, trigo e ervilhas.

Aplicação do amido na indústria

O amido é amplamente utilizado no setor industrial para diferentes finalidades. Por exemplo, pode ser usado com a função de controlar ou alterar determinados tipos de características: textura e aparência de algumas substâncias. Em outros casos, pode funcionar como estabilizante de emulsões, no controle de lubrificação ou de umidade, além de parte da composição de embalagens. Além disso, na indústria alimentícia, ele  está presente na fabricação de vários itens consumidos em nosso dia a dia, como pode ser visto a seguir:

  •  Produção de doces: faz parte da composição de balas, chocolates, geleias e sobremesas em geral. Nesse caso, pode ser usado como espessante em variadas misturas.
  •  Produção de massas e  outros produtos de panificação:está presente na fabricação de massa de macarrão, bolos, biscoitos e pães, com o uso de trigo, fécula de mandioca e de batata.
  •  Produção de farinha : a farinha de milho, mandioca, trigo, além do amido de milho são fabricados para compor receitas diversas e derivar outros produtos.
  •  Produção de salgadinhos: o milho, a batata e a mandioca são bastante utilizados na fabricação de salgadinhos e snacks, de maneira geral.
  •  Produção de iogurte: nesse caso, substitui o uso da gelatina, conferindo ao iogurte um aspecto mais cremoso.

Quando o amido de milho é modificado, tem alta resistência a elevadas temperaturas, sendo, por essa razão, muito empregado em alimentos processados. Nesse sentido, ele pode substituir matérias-primas, reduzindo custos de produção.

O uso de enzimas e amido na fabricação de produtos

As enzimas, devido ao seu poder catalisador, podem ser aplicadas como forma de acelerar reações químicas em que o amido está presente. Dessa forma, na fabricação dos produtos citados, é capaz de melhorar a sua qualidade, sem que aditivos químicos sejam utilizados. Nesse tipo de solução, a Novozymes é referência, de modo a garantir aos seus clientes as melhores tecnologias em diversos setores. Além disso, seus projetos são criados com foco em desenvolvimento sustentável. Saiba mais em: http://www.bioblog.com.br/

2 comments

  1. Como posso usar o amido modificado no churrus pra fica mais crocante e no pastel pra fica mais crocante

    Responder
  2. Queria sabe mais como utilizar o amido modificado, sou fabricante de massa de pastel e churrus e salgado. Aqui em salvador ninquel sabia me informa o que é amido modificado , sou de um fabricante que server pra mais crocancia. Queria sabe se tem alguma receita de pastel churrus e salgado
    Obrigado pela atencao
    Obrigado pela atencao

    Responder

Quer fazer um comentário?