21-03-2017

ODS 7 – Energias renováveis e acessíveis

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é um programa de ordem global idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa combater a pobreza, garantir o bem-estar da população e preservar o meio ambiente, de forma sustentável.

ODS 7 – Energia limpa e acessível

Esse ODS tem como princípio assegurar o acesso à energia de modo confiável, sustentável e moderno para todas as pessoas.

Qual a sua importância no contexto dos ODS?

A ODS 7 é essencial para a manutenção da biodiversidade na Terra, pois prima pela redução do uso de recursos naturais e fontes fósseis por meio de energia sustentável. Também é peça-chave na ampliação do acesso à energia para todas as pessoas, inclusive àquelas que vivem em regiões rurais ou de difícil acesso. Garante, ainda, mais saúde para toda a população, pois assim há menos poluição do solo, ar e água.

O que tem sido feito para obter energia renovável no Brasil?

Dada a importância desse tema, várias ações por parte de empresas colaboram fundamentalmente para o ODS 7 e desenvolvimento sustentável brasileiro. Confira alguns casos:

1. [R]evolução Energética: Concebido pelo Greenpeace Brasil, o projeto [R]evolução Energética é publicado a cada três anos e é composto de um relatório com projeção de cenários para o uso de energia 100% renovável no Brasil até 2050. Com a ajuda de especialistas, são realizadas pesquisas e propostas ideias ou soluções nesse sentido. Por esse motivo, pode ser considerado um documento que se tornou referência para obtenção de energias alternativas ou bioenergias no país.

2. O Etanol brasileiro: O etanol da cana-deaçúcar, também conhecido como etanol brasileiro, é um exemplo de energia renovável no país. Esse tipo de produção é realizada em larga escala e pode garantir economia, já que sua matéria-prima pode ser 100% reaproveitada para gerar energia em usinas, como é o caso do Etanol de Segunda Geração (2G). Assim, eleva o uso de energia renovável na matriz energética do país, conforme o ODS 7 propõe.

Empresas e sociedade podem contribuir com o ODS 7

Empresas e pessoas devem contribuir com o ODS 7, buscando soluções para o uso de energia renovável no país. Isso pode ser feito por meio destas ações:

  • Investimento em energia alternativa ou bioenergia;
  • Apoio ou desenvolvimento de projetos que contribuam com a produção de energia advinda de recursos renováveis;
  • Realização de palestras para educar a população quanto a importância de economizar energia;
  • Redução do uso de combustíveis fósseis;
  • Construção de empreendimentos de forma sustentável, com o uso de energia alternativa, como a solar;
  • Respeito ao meio ambiente, evitando a sua poluição ou destruição de recursos naturais.

O ODS 7 é também essencial para a independência energética nacional. Portanto, gera e aquece a área econômica do país. Mas, para alcançar as metas propostas pela ONU, é importante a participação de todas as esferas da sociedade. Assim, juntos, poderemos manter nossa rica biodiversidade, sobrevivência e ter um mundo mais saudável e limpo.

Projetos de apoio aos ODS

A multinacional Novozymes tem um papel importante   para a produção de bioenergia no Brasil, pois é líder na produção de enzimas industriais para o setor, tornando esse tipo de produção mais sustentável. A companhia também apoia as metas do ODS e possui projetos que visam contribuir com o desenvolvimento sustentável mundial. Por meio do Bioblog, publica e desenvolve conteúdos sobre o tema.

Conheça todos os ODS neste link: https://www.bioblog.com.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/

Quer fazer um comentário?