28-03-2017

ODS 3 – Saúde de qualidade

Em 2015, A Organização das Nações Unidas (ONU) realizou uma conferência na qual foram definidos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS têm como intuito a redução da pobreza mundial, garantir igualdade social e combater os impactos ambientais de forma sustentável. Eles fazem parte da Agenda 2030, um conjunto de ações e programas voltados à melhoria do bem-estar da população até 2030.

Vida saudável para todos de qualquer idade

O ODS 3 está totalmente voltado para questões de saúde da população, por essa razão é muito importante. Seu cumprimento trará as seguintes melhorias:

  • Combaterá significativamente problemas de saúde pública em todas as esferas;
  • Facilitará o acesso a serviços para prevenção e tratamento de doenças;
  • Reduzirá o índice de mortes em todo o planeta.

Como contribuir com o ODS 3

Os países devem adotar soluções para combater os problemas de saúde pública, investindo inclusive em pesquisa e capacitação de profissionais na área. Empresas, indústrias e a sociedade em geral também podem contribuir com os objetivos, desenvolvendo projetos que promovam a saúde e bem-estar da população. Podem, ainda, buscar meios de produção mais sustentáveis e evitar o descarte incorreto de lixo e despejo de produtos químicos em rios, lagos, oceano e solo, contribuindo com os impactos ambientais.

O que já tem sido feito no Brasil

No Brasil, várias iniciativas têm sido tomadas a fim de contribuir significativamente com as metas do ODS 3. Veja alguns exemplos:

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é um projeto do Ministério da Saúde que, desde 2015, estrutura e organiza a saúde materno-infantil, oferecendo atenção humanizada de forma gratuita. Dessa forma, mulheres gestantes recebem acompanhamento médico desde a confirmação da gravidez até o pós-parto. Também recebem orientação quanto aos cuidados necessários durante o período. Isso previne qualquer problema que coloque em risco a vida da mãe e criança, reduzindo as possibilidades de mortalidade materna e infantil.

Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa)

Coordenada pelo Ministério da Saúde, a Ripsa é um órgão que mantém parceria com instituições técnicas e científicas nacionais para produção, análise e divulgação de dados na área da saúde. Nesse sentido, a Ripsa é referência na organização e compreensão de informações sobre saúde pública e realidade sanitária. A partir disso, são desenvolvidas pesquisas para o combate e tratamento de doenças e para melhorias no saneamento básico em todo o país.

As metas específicas do ODS 3, juntas, poderão garantir um mundo mais igualitário, justo e saudável para todas as pessoas. Porém, para isso, é importante que empresas e a sociedade como um todo também contribuam com soluções relacionadas a seus objetivos, agregando melhoria em todos os sentidos para o país.

Biosoluções

Com unidades no Brasil, a Novozymes apoia e acompanha de perto iniciativas da ONU para garantir um mundo melhor. A companhia, que é líder mundial na produção de enzimas e microrganismos, possui projetos relacionados aos ODS, visando contribuir com o desenvolvimento sustentável e bem-estar no mundo. Também publica frequentemente informações e esclarecimentos sobre esses temas no Bioblog. Acesse: www.bioblog.com.br.

Quer fazer um comentário?