05-04-2017

ODS 17 – Parcerias para implementação dos objetivos

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas reuniu líderes de diversos países, sociedade civil e parceiros para determinar uma série de importantes mudanças globais. Assim, foi elaborada a Agenda 2030, que é um conjunto de ações para o desenvolvimento mundial até 2030. Também foram acordados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visam o combate ao aquecimento global, pobreza, injustiças e desigualdades em todo o mundo de forma sustentável.

Parcerias e meios de implantação

O ODS 17 versa sobre o fortalecimento de meios para implementar e revitalizar a parceria mundial para o desenvolvimento sustentável.

Para que de fato os 17 ODS sejam colocados em prática, e haja mudanças em escala global, é de suma importância compreender as limitações de países menos desenvolvidos ou em desenvolvimento. Como forma de viabilizar suas contribuições em relação a esses objetivos e melhorar seus avanços econômicos, é necessário haver parcerias e união entre seus estados e outros países. Isso porque os ODS tocam em questões de ordem universal. Desse modo, o ODS 17 atua como diretriz para os avanços dos demais ODS e suas metas específicas.

Iniciativas que colaboram com o ODS 17

Algumas ações têm sido importantes para a execução das metas do ODS 17 no Brasil, como pode ser conferido a seguir:

1. The Big Hackathon

A 10ª edição da Campus Party recebeu este ano o The Big Hackathon, considerada a maior maratona de programação já feita no país. Nesse sentido, designers e desenvolvedores participantes realizaram projetos tecnológicos com foco na Agenda 2030 e ODS da ONU. Assim, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) avaliou e selecionou três trabalhos finais para receberem sua chancela. Inclusive, um dos projetos finalistas foi feito em consonância com os ODS 3 (saúde e bem-estar) e ODS 17 (parcerias e meios de implementação). Trata-se de um aplicativo nomeado Health4U, que teria o papel de informar horário e endereço de médicos prestando atendimento de forma gratuita e voluntária.

2. Fórum Pacto Global

No fim de 2016, ocorreu o Fórum Pacto Global – Setor Privado Rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em São Paulo-SP. O evento reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros para o debate em torno da sustentabilidade no setor empresarial. A partir disso, foi possível haver trocas de informações e experiências globais rumo aos ODS.

Como contribuir com o ODS 17

Para que o ODS 17 funcione, é importante que empresas, pessoas em geral e órgãos públicos busquem soluções referentes às suas metas. Isso pode ser feito por meio de investimento em tecnologias voltadas para facilitar o intercâmbio de informações internacionais; criação de ferramentas para análise de dados; investimento em comunicação, relacionamento e políticas nacionais e internacionais; reforço e melhoria de processos para exportação de produtos; realização de eventos nacionais e internacionais sobre os ODS; entre outros.

Nota-se que ações coletivas são a base para a aplicação do ODS 17. Assim, investir em parcerias em nível nacional e internacional contribui efetivamente para a sua aplicação. A partir disso, as possibilidades de realizar projetos orientados aos demais ODS também serão ampliadas.

Projetos sobre os ODS no Brasil

A Novozymes é líder mundial no segmento de enzimas industriais e biotecnologia. Com mais de 90 anos de experiência, tem um portfólio com mais de 700 produtos para setores diversificados. A empresa também apoia as iniciativas dos ODS da ONU e possui projetos orientados ao desenvolvimento sustentável mundial. Saiba mais no Bioblog: www.bioblog.com.br.

2 comments

  1. Que empresas ou municípios utilizam essa ODS e como ela é aplicada?

    Responder
    1. Olá Icaro, como vai?
      No Bioblog temos várias matérias explicando como os ODS podem ser aplicados. Segue uma delas, mas te convidamos a conhecer mais.
      Um abraço!
      http://www.bioblog.com.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/

      Responder

Quer fazer um comentário?