26-02-2017

ODS 1: Erradicação da pobreza

A sustentabilidade está relacionada com medidas nos campos educacionais, políticos e sociais, de forma a estimular ações como reciclagem, agricultura sustentável, saneamento básico, entre outras.

A Organização das Nações Unidas (ONU) trabalha há décadas em busca de medidas e soluções para promover a igualdade social e reduzir os impactos ambientais. Em uma de suas mais recentes conferências, em 2015, foi firmado um acordo com todos os países membros, para alcançar um mundo mais sustentável e o bem-estar de todas as pessoas até 2030.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os ODS são ações que devem acontecer de modo totalmente sustentável. São 17 objetivos que visam de forma ampla reduzir a pobreza, garantir o bem-estar das pessoas e proteger o meio ambiente das mudanças climáticas.

Totalmente voltada para a erradicação da pobreza de todas as formas e em todos os lugares, as principais metas da ODS#1 estão disponíveis no site da ONU Brasil.

Por que a sustentabilidade é importante nas pautas da ODS 1?

Muito além de práticas para redução do impacto ambiental, a sustentabilidade também está relacionada com medidas nos campos educacionais, políticos e sociais. Afinal, é por meio dos recursos naturais que são extraídas muitas fontes de sobrevivência (comida, vestuário, transporte, trabalho, moradia). Contudo, isso não pode ser feito de forma prejudicial, por isso, o estímulo a ações como: reciclagem, saneamento básico, agricultura sustentável, pesquisas em biotecnologia e produção de bioenergia são tarefas essenciais.

Por meio da ODS 1 os governos e indústrias deverão adotar projetos para garantir a erradicação da pobreza e desigualdade social, por meio de práticas sustentáveis, o que trará mais crescimento econômico, reduzindo problemas ambientais.

No Brasil, a Novozymes é pioneira no segmento de soluções enzimáticas, utilizando práticas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais. Um dos projetos idealizados pela Novozymes, com base nas ODS, é o Projeto Educação, que leva até as escolas obras clássicas mundiais publicadas em formato digital, propiciando a alunos e professores reflexão e discussão sobre soluções para erradicar a pobreza através da Biologia, Biotecnologia e Sustentabilidade. Saiba mais sobre outros assuntos no Bioblog: http://www.bioblog.com.br/.

Quer fazer um comentário?