21-03-2017

ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas

Uma iniciativa da ONU, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) têm como ideal acabar com a pobreza, injustiça, desigualdades e mudanças climáticas, de modo sustentável. Então, busca-se o equilíbrio entre a prosperidade humana e proteção do planeta. Parte disso é o ODS 9, que se relaciona com questões ligadas à indústria, inovação e infraestrutura.

O que é o ODS  9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Esse ODS versa sobre a construção de infraestruturas resilientes, fomento à inovação e promoção da industrialização, de modo inclusivo e sustentável.

Qual a sua importância no contexto dos ODS?

Nesse contexto, o ODS 9 desempenha importante papel no desenvolvimento econômico do país, uma vez que as indústrias são primordiais para a autossuficiência de produtos nacionais e geração de empregos. O investimento em inovação também é o caminho para encontrar tecnologias e formatos de negócios cada vez mais avançados. Como a meta é buscar essas ações de forma sustentável, haverá menos riscos de impactos ambientais.

Iniciativas para o campo industrial brasileiro

Em território brasileiro, algumas iniciativas e organizações trabalham em apoio ao desenvolvimento industrial do país, como pode ser visto a seguir:

1. Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido): A Unido é uma divisão da ONU, quem tem como foco a transferência de tecnologia e promoção da industrialização em países em desenvolvimento. Com atuação no Brasil há mais de 50 anos, a Unido foi parte importante para avanços, estudos e eventos no setor. Desse modo, também trata de assuntos referentes ao uso de tecnologia para a produção de energia renovável no ramo industrial brasileiro. Para isso, desenvolve projetos em parceria com o governo e outros segmentos, em busca de atender as necessidades específicas do país nesse sentido.

2. Confederação Nacional da Indústria (CNI): A CNI funciona como uma ponte de diálogo entre os setores privados e públicos, no que diz respeito à área industrial brasileira. É também responsável por produzir pesquisas e documentos sobre indústria e seu entorno social, político e econômico. Além disso, é responsável pelo Prêmio Nacional de Inovação, que incentiva e reconhece esforços bem-sucedidos em inovação e gestão em organizações brasileiras.

Como contribuir com o ODS 9

Apesar de existirem ações que, de alguma forma, relacionam-se com as metas do ODS 9, ainda é necessário muito trabalho nesse sentido. Para tanto, é importante que governos, empresas e sociedade busquem cada vez mais soluções para a indústria, inovação e infraestrutura. Isso pode ser feito por meio de de:

  • Fomento à pesquisa científica nesses setores;
  • Programas de desenvolvimento tecnológicos para a indústria e inovação‒ cursos e capacitação técnica de jovens e trabalhadores para a indústria;
  • Uso de recursos sustentáveis, para a fabricação de produtos e produção de energia renovável;
  • Desenvolvimento de projetos, com base na sustentabilidade.

Garantir o cumprimento das metas do ODS#9 é o caminho para ter uma economia mais forte em qualquer país. Afinal, múltiplas possibilidades de negócios também surgem, como é o caso da importação. Mas, para isso, é preciso ter estrutura e preparo para lidar com as demandas e necessidades da sociedade e meio ambiente.

Projetos ligados aos ODS no Brasil

A Novozymes é uma multinacional do setor de biotecnologia que desenvolve soluções biológicas para indústrias de diversos setores. Com unidade no Brasil, realiza seus trabalhos com base na redução do impacto ambiental. Além disso, apoia as iniciativas dos ODS e possui projetos voltados para o desenvolvimento sustentável mundial. Através do Bioblog, a companhia também divulga conteúdos ricos sobre esses assuntos.

Descubra mais sobre os ODS, neste artigo: https://www.bioblog.com.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/

Quer fazer um comentário?