23-03-2017

ODS 12 – Produção e consumo sustentáveis

A colaboração de pessoas, empresas e órgãos governamentais na busca por soluções para o consumo e produções responsáveis é essencial.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) foram criados com o intuito de combater a pobreza, injustiça, desigualdades sociais e mudanças climáticas por meio de práticas sustentáveis. Os ODS fazem parte da Agenda 2030, que pode ser definida como um conjunto de ações para o desenvolvimento sustentável mundial até 2030.

O ODS 12 trabalha em prol do consumo e produção responsáveis

A base desse ODS é garantir padrões de produção e de consumos mais sustentáveis. Nesse contexto, norteia práticas atuais e futuras de forma mais sustentável. Tais medidas se fazem urgentes, porque muitos processos de produção agrícola e industrial ainda utilizam energia proveniente de recursos naturais e combustíveis fósseis que, ao longo dos anos, podem desaparecer, uma vez que são não renováveis. Portanto, o ODS 12 é de extrema importância para manutenção da natureza e vida humana.

Ações que colaboram com o ODS 12

Em vários países, algumas ações contribuem de alguma forma com o ODS 12. Elas podem ser encontradas a seguir:

1. Linha Economia Verde

A Linha Economia Verde é uma iniciativa brasileira da Agência de Desenvolvimento Paulista. Ela é responsável por financiar projetos sustentáveis, que promovam a redução da emissão dos gases de efeito estufa ou que sejam capazes de diminuir impactos ambientais decorrentes de atividades produtivas.

2. Projeto Fruta Feia

O desperdício de alimentos é um problema em escala global, e o resultado disso é a perda de diversos recursos naturais utilizados em sua produção. Pensando nisso, um grupo de jovens de Lisboa (Portugal) criou o Projeto Fruta Feia. Por meio de uma cooperativa, as pessoas podem comprar frutas, legumes e verduras que estejam boas para consumos a preços baixos, mas que não tenham uma aparência estética tão atraente. Só com essa iniciativa, o projeto já reduziu substancialmente o desperdício desse alimento.

Como colaborar com as metas dos ODS 12

As metas do ODS 12 estão disponíveis no site da ONU Brasil e a colaboração de pessoas, empresas e órgãos governamentais na busca por soluções para o consumo e produções responsáveis é essencial. Afinal, essa é uma iniciativa que necessita de mudanças em todos os âmbitos e lugares. Essa contribuição pode acontecer de várias formas, entre elas:

  • Reduzir e eliminar o desperdício de água, energia e alimentos;
  • Investir em bioenergia, biotecnologia, energia renovável e tecnologias sustentáveis;
  • Priorizar o uso de matéria-prima reciclável e produtos biodegradáveis;
  • Promover cursos, palestras e materiais informativos sobre sustentabilidade;
  • Desenvolver sistemas inteligentes de economia de energia;
  • Investir em saneamento básico;
  • Descartar os resíduos de forma adequada;

O quanto antes essas ações forem colocadas em prática, mais chances teremos de reverter grande parte dos problemas já causados ao meio ambiente. Dessa forma, será possível tornar atitudes sustentáveis algo cada vez mais corriqueiro em nossas vidas.

Engajamento com as metas dos ODS

A Novozymes é líder mundial na produção de enzimas e microrganismos, fornecendo às indústrias de vários ramos soluções sustentáveis de produção. Também apoia iniciativas dos ODS da ONU e realiza projetos que visam contribuir com o desenvolvimento sustentável mundial. A companhia é, ainda, detentora do Bioblog, no qual divulga informações importantes sobre esses temas.

Conheça mais aqui: www.bioblog.com.br.

Quer fazer um comentário?