23-03-2017

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

A população de vários municípios do mundo vive em habitações e ambientes precários, o ODS 11 visa transformar cidades e comunidades em locais seguros e sustentáveis.

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015, foi o marco para o início de novos projetos para transformar o mundo. O evento da Organização das Nações Unidas (ONU) contou com a presença de líderes de países do mundo todo, parceiros e sociedade civil, que colaboraram com construção da Agenda 2030, a qual visa o desenvolvimento sustentável mundial até 2030. Nesse momento, também foi firmado o acordo relativo aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o intuito de combater a pobreza, injustiça, desigualdades e impactos ambientais de maneira sustentável.

O que é o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Esse ODS busca transformar cidades e assentamentos humanos, tornando-os resilientes, seguros, inclusivos e sustentáveis. Devido à falta de planejamento urbano e problemas sociais, a população de vários municípios do mundo vive em habitações e ambientes precários. Também sofre com serviços públicos de má qualidade ou mal estruturados. Quando ocorrem chuvas fortes e outros fenômenos, lidam com perdas econômicas e de pessoas. Nesse contexto, o ODS 11 está voltado justamente para a resolução dessas questões em todos os seus âmbitos.

As metas e diretrizes da ODS 11 podem ser encontradas no site da ONU Brasil.

Iniciativas que visam mudar o mundo

Várias iniciativas no mundo estão em prática e contribuem com as metas do ODS 11. Algumas podem ser conferidas a seguir:

1. Campanha “construindo cidades resilientes: minha cidade está se preparando”

Esta campanha é uma iniciativa da ONU, com vistas a orientar cidades do Brasil a desenvolver modelos de cidades mais resilientes. Isso é feito com o objetivo de reduzir riscos de desastres e perdas decorrentes desses problemas, por meio de práticas sustentáveis. As cidades participantes da campanha ganham, inclusive, um certificado de compromisso e garantem a segurança da população.

2. Conceptos plásticos

Na Colômbia, a companhia Conceptos Plásticos investe na construção de casas de forma sustentável. Isso é feito por meio do uso de plásticos abandonados por empresas e pessoas. Esses materiais são transformados em blocos, que, encaixados, podem ser usados para estruturar casas e empreendimentos. O projeto tem custo mais baixo, se comparado com o uso de materiais de construções tradicionais. Assim, pode ser um meio interessante para proporcionar moradia, de forma mais acessível e ecologicamente correta.

Como contribuir com o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Obter cidades e comunidades mais sustentáveis é um grande desafio, e isso só é possível com a colaboração de todos os setores da sociedade, ou seja, envolvendo pessoas e organizações públicas e privadas em busca de soluções diversas. Para tal, algumas ações podem ser colocas em prática:

  • Investir em projetos de mobilidade urbana, moradia e transporte de forma sustentável;
  • Criar tecnologias para o reaproveitamento de materiais reciclados para construção de casas e empreendimentos diversos;
  • Investir na restauração e proteção de patrimônios culturais e naturais.
  • Utilizar fontes renováveis para gerar energia em espaços urbanos;
  • Investir em profissionais e projetos voltados para a restauração urbana;
  • Utilizar projetos de jardins verticais, quando for inviável fazê-los de modo tradicional.

A partir dessas e de outras iniciativas, será possível obter cidades e comunidades mais seguras, igualitárias e mais sustentáveis. Será, assim, uma forma de transformar a vida de muitas pessoas, que ainda não têm acesso a esses bens.

Projetos com base nos ODS no Brasil

A Novozymes é referência mundial na produção de enzimas e microrganismos para indústrias de vários segmentos. Desse modo, seus trabalhos são pensados de forma a minimizar impactos ambientais. A empresa apoia as iniciativas dos ODS da ONU e possui projetos que visam contribuir com o desenvolvimento mundial. É responsável, ainda, por disseminar conteúdos relacionados a esse tema no Bioblog.

Saiba mais sobre os demais ODS aqui: https://www.bioblog.com.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/.

Quer fazer um comentário?