21-12-2016

O que são proteínas?

A polimerização por condensação de aminoácidos dá origem a macromoléculas chamadas de proteínas. Diferente dos carboidratos, os quais ficam retidos nas células, as proteínas compõem toda a estrutura biológica, ou seja, mantêm, repõem e constroem todos os órgãos e tecidos do corpo humano.

Catalisar: função essencial das enzimas

Dentro do grupo de proteínas existem as enzimas. Elas possuem um universo de funções no organismo, um deles é o de servir como catalisador para modificar a velocidade das reações bioquímicas em animais e vegetais. Sem a presença das enzimas, essas reações não aconteceriam em tempo suficiente, colocando em risco a vida das espécies.

Novozymes e o conhecimento sobre a estrutura molecular das enzimas

Dispor de informações pormenorizadas sobre a estrutura molecular das enzimas é importante para modificar ou melhorar a atividade das enzimas naturais. Com base na estrutura tridimensional de uma enzima, é possível extrair informações precisas sobre suas propriedades e funções. Isso porque cada uma delas é capaz de catalisar uma reação diferente. Na Novozymes, multinacional dinamarquesa líder mundial em biosoluções, os pesquisadores fazem este processo utilizando cristalografia de raios-X e técnicas de RMN. Com as informações obtidas tem sido possível desenvolver novas enzimas com propriedades surpreendentes que podem ser estratégicas para a indústria. A engenharia de proteínas tem formado a base de muitos dos produtos que são referência da Novozymes. Uma enzima é constituída por várias centenas de aminoácidos ligados entre si numa estrutura tridimensional delicada. Esta estrutura determina as propriedades da enzima, tais como reatividade, estabilidade e especificidade. Através de extensa pesquisa a Novozymes tem descoberto a localização exata de cada um dos aminoácidos na estrutura tridimensional da maioria das enzimas. Desta forma, é possível aperfeiçoar enzimas para otimizar a sua função e atender às necessidades da indústria. Em décadas de trabalho, a Novozymes criou enzimas que conseguem suportar ebulição, enzimas que trabalham em pH extremos, enzimas que resistem a altas concentrações de água sanitária, etc.


Conheça mais o trabalho de excelência da Novozymes

No site Bioblog (http://www.bioblog.com.br) estão compilados diversos conteúdos que falam sobre proteínas, enzimas e seus impactos positivos para a indústria e também para o meio ambiente. Os artigos abordam toda a gama de possibilidade que as enzimas oferecerem para produzir mais utilizando menos recursos naturais.

Quer fazer um comentário?