16-09-2016

O que são probióticos para aves

Os probióticos são complementos essenciais que auxiliam as aves a melhorar a flora intestinal, fortalecendo o sistema imunológico.

Diferente das demais espécies animais, as aves não possuem gânglios linfáticos, os responsáveis pelo filtro da linfa e produção de anticorpos. Dessa forma, a alimentação torna-se a peça chave para que bactérias benéficas se desenvolvam dentro do intestino, a fim de inibir a presença das bactérias patogênicas. Portanto, manter o trato gastrointestinal equilibrado é algo essencial, pois no caso das aves, é o sistema que afeta diretamente a imunidade do organismo como um todo.

Como aliados na missão de melhorar a flora intestinal das aves, é possível contar com o auxílio dos probióticos, que trazem resultados bastante eficazes. São compostos por micro-organismos vivos que fornecem uma série de benefícios ao organismo das aves, entre eles: o fortalecimento do sistema imunológico, regeneração da mucosa intestinal, restauração da flora intestinal após o tratamento com antibióticos, auxílio na absorção de nutrientes, ajuda na digestão, etc. Para facilitar o processo de ingestão, os probióticos podem ser misturados diretamente na ração das aves.

Probióticos de excelência

Para trazer bons resultados, os probióticos devem conter algumas propriedades específicas, entre elas estão cinco principais:

1) Ficar no sistema intestinal independentemente de circunstâncias adversas como o suco gástrico, suco entérico e suco pancreático ou, então, da ação da bílis.

2) Ser seguro (não tóxico ou patogênico) tanto para as aves quanto para o homem.

3) Permanecer imperecível por períodos longos em locais normais de armazenagem.

4) Ser conflitante às bactérias intestinais patogênicas.

5) Dispor de comprovação sobre os efeitos positivos ao hospedeiro.

Atuação dos probióticos nas aves

Tanto as bactérias presentes na flora intestinal quanto as substâncias dos probióticos têm capacidade para desenvolver e liberar ácidos orgânicos, bacteriocinas e peróxidos de hidrogênio, os quais agem inibindo o crescimento das bactérias patogênicas, como por exemplo a salmonella e a staphylococcus.

Soluções biológicas

A Novozymes, conhecida como referência na produção de probióticos para aves e líder mundial em soluções biológicas, possui um probiótico de alto desempenho. Quando adicionado à alimentação dos animais, permite aos produtores maior controle sobre a saúde intestinal das aves, limitando o desenvolvimento de bactérias patogênicas no trato digestivo das aves e otimizando a conversão alimentar. Essa ação significa menos ração e, consequentemente, redução de gastos. Acesse o site a Novozymes e saiba mais: http://www.novozymes.com/en/news/news-archive/2016/01/adisseo-and-novozymes-launch-their-first-probiotic-for-poultry

Quer fazer um comentário?