Alimentos e Bebidas

O que são probióticos? E qual a importância deles na nossa saúde?

Iogurte probiótico

Produtos probióticos têm um papel importante na nossa nutrição, e são vários outros produtos aliados a esses microrganismos do bem.

Temos em nossos corpos vários microrganismos que trazem muitos benefícios para nossa saúde, entre eles são destacados os microrganismos presentes no nosso sistema digestivo, mais especificamente, no intestino. Vale lembrar que essa comunidade de organismos microscópicos pode também sair do controle – e causar problemas como infecções e doenças – mas isso só se não forem cuidados como devem. É nesse cuidado que entram produtos como os probióticos.

Produtos que contém os chamados probióticos são aqueles com bactérias boas em sua composição, ou seja, bactérias que tenham uma ação positiva em nosso organismo, principalmente na composição da microbiota do intestino. Esses micróbios do bem estão presentes naturalmente na composição de iogurtes, queijos e leites fermentados, mas também podem ser encontrados em cápsulas e sachês para consumo direto.

Existem alguns outros produtos que auxiliam e otimizam a ação dos probióticos no nosso sistema e na nossa digestão. Exemplos deste são os prebióticos, que são alimentos, ou nutrientes específicos, usados pelos probióticos em seu crescimento e podem também ser chamados comumente de fibras insolúveis. São as fibras que consumimos, seja como um produto isolado ou presentes em alimentos como frutas e vegetais, que não são digeridas normalmente pelo nosso corpo, pois não temos as enzimas necessárias para quebrar esses componentes, chegando intactas para as bactérias probióticas consumirem e se desenvolverem da forma mais adequada possível, trazendo vantagens para nosso sistema.

Outro tipo de produto nessa categoria são os simbióticos, que juntam a ação dos probióticos em um ambiente rico em prebióticos. Os próprios produtos que contém probióticos, derivados do leite, atuam como simbióticos, pois dentro dessa composição existem nutrientes que ainda podem ser aproveitados pelas bactérias. Além disso, existem simbióticos formulados de forma concentrada, sendo utilizados até por vezes como forma de tratamento na reconstrução da microbiota do sistema digestivo.

Devemos preservar o desenvolvimento correto dos probióticos que temos, afinal, são vários os estudos que confirmam que eles não são somente importante para um boa digestão, mas para também para melhorar nossa imunidade, diminuir infecções, diminuir o risco de obesidade e até contribuir com a diminuição de estresse e ansiedade! Tudo o que precisamos fazer para que tenhamos esses benefícios é ter alimentação e hábitos saudáveis, para que possamos cuidar da casa dos probióticos: o nosso corpo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *