08-03-2017

O que são ecossistemas?

Em Biologia, ecossistema é definido como o conjunto formado pelas interações entre os seres vivos (meio biótico, que são as plantas, animais e microrganismos) e o ambiente em que vivem (meio abiótico, que são os elementos químicos e físicos). Por isso, o pleno funcionamento desse sistema é muito importante para a preservação da vida na Terra. Descubra a seguir mais informações a esse respeito!

Como o ecossistema é classificado?

O ecossistema é diferenciado de acordo com os meios em que os seres vivos estão inseridos. Assim, pode ser dividido entre dois grupos principais:

1) Aquático: rios, oceanos, mares, lagos naturais e represas.

2) Terrestres: desertos, dunas, montanhas, pastagens, tundra, pradarias e florestas.

Quando um ecossistema natural fica totalmente ou parcialmente inundado em algumas épocas do ano, ele é chamado de wetland (“terra molhada”, em português). São exemplos disso os pântanos, manguezais e várzeas de rios. A partir disso, fica evidente a importância dos ecossistemas e o quanto eles abarcam variadas espécies de organismos.

Por que é importante preservar os ecossistemas?

Em um ecossistema, todos os componentes têm um papel, sendo suas interações íntimas e delicadas. Por esse motivo, as transformações humanas de espaços naturais podem alterar o seu funcionamento. Exemplo disso é a emissão de gases de efeito estufa que são responsáveis por alterar o clima em várias regiões do mundo. As consequências disso são a extinção de espécies animais e vegetais, além da alteração da frequência da chuva. Dessa forma, é muito importante buscar meios de produção industriais e agrícolas baseados na sustentabilidade. Nesse sentido, pode-se usar bioenergia ou energia alternativa por meio do aproveitamento de matérias-primas. Além disso, deve-se evitar o desmatamento e descarte incorreto de resíduos em geral. Assim, há menos uso de recursos naturais e a emissão de gases de efeito estufa também é reduzida. Por meio dessas ações, o ecossistema mantém seu equilíbrio.

Biotecnologias e preservação ambiental

A Novozymes é pioneira no segmento de biossoluções enzimáticas para variados setores. Por meio disso, empresas e produtores realizam práticas mais sustentáveis e econômicas durante o desenvolvimento de produtos diversos. A companhia também é responsável por produzir conteúdo sobre temáticas ligadas à biologia e sustentabilidade no Bioblog. Acesse já: https://www.bioblog.com.br/ e descubra mais!

Quer fazer um comentário?