22-03-2017

O que são as certificações KOSHER e HALAL?

Produtos com as certificações Kosher e Halal são produtos destinados ao consumo das comunidades judaica e islâmica, respectivamente, ou seja, suas condições de produção seguem os regulamentos do Kashrut (conjunto de leis alimentares), para os judeus, e da Shari’ah (lei islâmica que regula diversos aspectos da vida cotidiana), para os muçulmanos. A preparação dos alimentos Kosher e Halal serve para adequar os alimentos aos preceitos religiosos e culturais.

Por exemplo, para que uma carne seja Halal (que em árabe quer dizer "permitido", sendo o seu contrário chamado de “haram”) ou Kosher (que quer dizer "adequado" em hebraico), o abate do animal deve ser realizado por uma pessoa habilitada para esse serviço, devendo ser ela praticante do judaísmo ou do islamismo, conforme o caso, e devendo utilizar os instrumentos de abate adequados.

De modo geral, para ambas as dietas, no abate para retirada da carne, deve ser realizada uma sangria para extração de todo o sangue e sem que haja sofrimento animal. Esses princípios aplicam–se também a produtos de origem animal, sendo assim, se um animal foi abatido de forma não-Hhalal ou não-Kosher, logo os produtos derivados de tal animal também não serão considerados halal ou Kosher. Existem muitas outras regras previstas para essas dietas, por exemplo, ambas as dietas proíbem o consumo de carne de porco, carne oferecida a outras divindades ou consumo da carne de animais já mortos antes do abate. Assim, comer um alimento que seja Halal ou Kosher significa seguir os mandamentos religiosos conforme são ensinados, já que as formas de abate ou preparação estão contidos nas leis escritas dessas religiões.

Para receber uma certificação Halal ou Kosher, o alimento passa por diversas verificações de pessoas ou entidades autorizadas. Existe uma crescente demanda de mercado por esses produtos, visto que as comunidades islâmicas e judaicas estão espalhadas em diversos países, como os EUA, alguns países da Europa e América Latina. No Brasil, existem entidades certificadas que exportam esses alimentos, criando também uma ótima oportunidade de negócios.

Novozymes: adaptação às exigências dos clientes

A multinacional Novozymes é uma empresa de ponta no que se refere a soluções biológicas. Como parte de sua política de responsabilidade social e respeito por seus clientes, a Novozymes obteve as certificações Kosher (2008) e Halal (2014). Isso permite à empresa atender a seus consumidores inseridos nas culturas judaica e islâmica com as melhores alternativas em biologia e sustentabilidade.

No Bioblog (www.bioblog.com.br), você pode conhecer mais a respeito das iniciativas que tornam a Novozymes uma das companhias mais responsáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Quer fazer um comentário?