09-08-2017

O que são alimentos para dietas com restrição de lactose?

Pessoas com restrição ao consumo de lactose precisam de cuidados especiais na hora de se alimentar, principalmente, ao comprar produtos industrializados.

            Pessoas com restrição ao consumo de lactose precisam de cuidados especiais na hora de se alimentar, principalmente, ao comprar produtos industrializados. Mas você sabe o que são os alimentos para dietas com restrição de lactose?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que publicou um caderno especial com 22 perguntas e respostas sobre a Rotulagem de Alimentos, eles são alimentos para fins especiais que foram processados ou elaborados para eliminar ou reduzir o conteúdo de lactose, tornando-os adequados para a utilização em dietas de indivíduos com doenças ou condições que requeiram a restrição deste açúcar.

Iogurtes, queijos e leites que foram processados para reduzir o teor de lactose são exemplos desta categoria de produtos.

Esses alimentos, segundo a Agência, são classificados como:

  • Isentos de lactose, quando a quantidade deste açúcar é igual ou menor do que 100 miligramas por 100 gramas ou mililitros do alimento pronto para o consumo, conforme orientações de preparo do fabricante;
  • Baixo teor de lactose, quando a quantidade deste açúcar for superior a 100 miligramas e inferior ou igual a 1 grama por 100 gramas ou mililitros do alimento pronto para o consumo, conforme orientações de preparo do fabricante.

Outra informação que você também precisa saber é que os alimentos e bebidas naturalmente isentos de lactose não podem ser enquadrados como alimentos para dietas com restrição de lactose, como, por exemplo, frutas, sucos, carnes e cereais, bem como aqueles elaborados com ingredientes que naturalmente não possuem este açúcar, como as bebidas à base de soja, biscoitos e bolos, pois eles não foram especialmente produzidos para eliminar este açúcar e, portanto, não possuem exigência de rotulagem especial.

Se enquadram na liberação, também, os produtos lácteos que, devido ao seu processamento convencional, são naturalmente baixos em lactose, como queijos de longa maturação.

A declaração da advertência “CONTÉM LACTOSE” só deve ser realizada caso o produto, tal como exposto à venda, possua quantidade menor ou igual a 100 miligramas ou mililitros.

Confira a integra do material acessando aqui.

 

Biotecnologia a favor da biodiversidade

Graças à Biotecnologia é possível desenvolver soluções sustentáveis para fabricação de produtos alimentícios, têxteis, limpeza, além de tratamento da água com o uso de enzimas e, assim, auxiliar na preservação da biodiversidade. As enzimas são catalizadoras naturais em reações químicas, e podem ser aplicadas na produção de biocombustíveis, garantindo ainda mais economia para o planeta. Na América Latina, a Novozymes é referência no segmento, realizando seus trabalhos com base na sustentabilidade e menor impacto negativo ambiental. Conheça mais conteúdos sobre Biologia e Biotecnologia aqui no Bioblog

Quer fazer um comentário?